COMPORTAMENTO, LETRAMENTO INFORMACIONAL E PESQUISAS SOBRE O CÉREBRO: aplicações na aprendizagem

Autores/as

  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20649

Palabras clave:

Aprendizagem, Letramento informacional, Comportamento informacional, Processos cognitivos, Ciência Cognitiva

Resumen

O presente artigo resulta de uma revisão de literatura, de caráter exploratório e seletivo, sobre os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem. Argumenta sobre a importância das pesquisas em neurociência cognitiva e psicologia cognitiva para embasar e desenvolver estratégias de ensinoaprendizagem, e por conseguinte, melhorar o letramento informacional. Para tanto, apresenta breve descrição de alguns processos envolvidos na aquisição do conhecimento – consciência, atenção e memória – e os princípios, derivados das pesquisas cerebrais, que podem ser aplicados no processo de letramento informacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-02

Cómo citar

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. COMPORTAMENTO, LETRAMENTO INFORMACIONAL E PESQUISAS SOBRE O CÉREBRO: aplicações na aprendizagem. Informação em Pauta, [S. l.], v. 2, n. especial, p. 85–110, 2017. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20649. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20649. Acesso em: 21 nov. 2024.