Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior

um estudo comparativo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.61704.1-19

Palabras clave:

BPM, Metodologia BPM, Gestão de Processos de Negócio

Resumen

A era da informação transformou o modus operandi das organizações na contemporaneidade. Os processos de compartilhamento, busca, acesso e uso da informação se tornaram mais complexos. Nesse cenário de constantes mudanças e clientes cada vez mais exigentes, surge a Gestão de Processos de Negócio (BPM), que pode ser definida como uma disciplina voltada para otimização contínua de processos. Este artigo está voltado para a temática aplicações da metodologia BPM e busca responder: como avaliar a implementação das etapas de uma metodologia BPM no contexto de instituições de ensino superior (IES) públicas brasileiras? Para responder ao problema de pesquisa os objetivos da pesquisa são: mapear aplicações de metodologia BPM, descrevê-las e realizar um estudo comparativo entre as etapas implementadas. Pesquisa de abordagem qualitativa, natureza bibliográfica, objetivos exploratório, descritivo e comparativo e que utilizou a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Foram mapeadas 14 aplicações de metodologia BPM e identificados 10 aspectos para a avaliação de uma metodologia BPM. A partir daí realizou-se estudo comparativo das 14 aplicações da metodologia BPM mapeadas. Espera-se que este estudo tenha contribuído para a aplicação da BPM no contexto de IES, por meio do mapeamento e avaliação de 14 aplicações. A motivação da presente pesquisa é incentivar a adoção da BPM por IES públicas brasileiras ao descrever e comparar projetos BPM nesse contexto.

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Biografía del autor/a

Raíssa Yuri Hamanaka, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ciência da Informação PPGCI-UEL. Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento PPGGOC-UFMG (2018-2019), bacharel em Biblioteconomia pela ECI-UFMG (2014-2017). Tem interesse em temas relacionados a organização do conhecimento e da informação, modelagem de processos, gestão de processos de negócio, metodologias de gestão de processos, gestão de dados, e-Science, curadoria digital e repositórios digitais. 

Elisângela Cristina Aganette, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação (UFMG-2015), Mestre em Ciência da Informação (UFMG-2010), Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento (CEFET-2008) e Bacharel em Biblioteconomia (UFMG- 2005). Professora Ajunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais de 15 anos de experiência como Consultora em Gestão e Tecnologia da Informação, consultora especialista nas áreas de organização da informação, representação da informação e do conhecimento, mapeamento de processos, soluções de Enterprise Content Management (ECM), Business Process Modeling (BPM). Pesquisa: representação da informação e do conhecimento, taxonomias corporativas e ontologias.

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Publicado

2022-02-25

Cómo citar

HAMANAKA, Raíssa Yuri; AGANETTE, Elisângela Cristina. Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior: um estudo comparativo. Informação em Pauta, [S. l.], v. 7, n. 00, p. 1–19, 2022. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.61704.1-19. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61704. Acesso em: 27 nov. 2024.