Biblioteca escolar em Adriana Bogliolo Sirihal Duarte

práticas e possibilidades

Auteurs

  • Maria L Amorim Antunes UFMG

DOI :

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4iEspecial.2019.41085.136-155

Mots-clés :

Biblioteca escolar 2. Comportamento informacional, Práticas informacionais.

Résumé

O ensaio que se apresenta atende ao objetivo de ressaltar algumas das contribuições da docente Adriana Bogliolo Sirihal Duarte para a área da biblioteca escolar. Para tanto se destacam dois quesitos: a produção bibliográfica e o grupo de estudos liderado por ela: Estudos em Práticas Informacionais e Cultura (EPIC). Sendo assim, traçou-se um pequeno panorama sobre a biblioteca escolar Foram revisitados os estudos considerados de maior interesse e as temáticas apreendidas foram sintetizadas e dialogadas com as temáticas trabalhadas pelo EPIC. A “metodologia” empregada foi consulta ao currículo da mesma na base Lattes e em seu site pessoal, nos quais foram feitas duas triagens. Na primeira foram elencadas as categorias de publicação e comunicação consideradas para análise, com os respectivos materiais. Em uma segunda triagem, foi feita uma seleção do material atendendo a critérios como: última realização, os estudos considerados essenciais e um que compreende um estudo de comportamento informacional, anterior ao EPIC. Conclui-se que a grande versatilidade da profissional expressa no vasto legado deixado, evidencia o interesse em conceber um padrão de estudos bastante diversificado para uma biblioteca escolar cada vez mais efetiva.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANTUNES, Maria L. A.; SIRIHAL DUARTE, Adriana B. Guided inquiry e Construtivismo: novos métodos de aprendizagem e a biblioteca escolar. Bibl. Esc. em R., Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p. 19-35, 2016.

ARAÚJO, Carlos A. A. O que são “Práticas Informacionais”? Inf. Pauta, Fortaleza, CE, v. 2, número especial, out. 2017.

CAMPELLO, et al. Pesquisas sobre biblioteca escolar no Brasil: o estado da arte. Encontros Bibli: v. 18, n. 37, p. 123-156, mai./ago., 2013. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n37p123

EPIC. Estudos em Práticas Informacionais e Cultura. Disponível em: [http://epic.eci.ufmg.br/]. Acesso: abr. 2019.

FELIX, Andreza F.; SIRIHAL DUARTE, Adriana B. A biblioteca escolar como espaço diferenciado: a perspectiva da cultura escolar. Bibl. Esc. em R., Ribeirão Preto, v. 3, n. 2, p. 1-14, 2015.

NUNES, Jefferson Veras; CARVALHO, Rafaela Pereira de; LIMA, Juliana Soares. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte. Inf. Pauta, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 121-124, jul./dez. 2018.

PAIVA, Marília M. A. de; SIRIHAL DUARTE, Adriana B. Biblioteca Escolar: o que é? Educação em Foco, ano 19 - n. 29 - set/dez. 2016 - p. 87-106.

ROCHA, Janicy A. P; GANDRA, Tatiane K. Práticas informacionais: elementos constituintes. Inf. Inf., Londrina, v. 23, n. 2, p. 566 – 595, maio/ago. 2018.

ROCHA, Janicy A. P; SIRIHAL DUARTE, Adriana B; PAULA, Claudio P.A. Modelos de práticas informacionais. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 36-61, jan/abr. 2017.

SAVOLAINEN, Reijo. Everyday information practices: a social phenomenological perspective. Lanham, MD: Scarecrow Press, 2008b.

SAVOLAINEN, Reijo. The behaviour/practice debate: a discussion prompted by Tom Wilson's review of Reijo Savolainen's Everyday information practices: a social phenomenological perspective. Lanham, MD: Scarecrow Press, 2008a. Disponível em: [http://informationr.net/ir/14-2/paper403.html].

SIRIHAL DUARTE, Adriana B. LATTES Disponível em: [http://lattes.cnpq.br/9949542393844746]. Acesso: abr. 2019.

SIRIHAL DUARTE, Adriana B. Liderar, ensinar e apoiar: o papel e a expertise do bibliotecário escolar da Flórida para uma reflexão no contexto brasileiro. Bibl. Esc. em R., Ribeirão Preto, v. 5, n. 2, p. 1-20, 2017.

SIRIHAL DUARTE, Adriana B. Website. Disponível em: [http://bogliolo.eci.ufmg.br/]. Acesso: abr. 2019.

WILSON, Tom D. Review of: Savolainen, Reijo: Everyday information practices: a social phenomenological perspective. Lanham, MD: Scarecrow Press, 2008. Information Research, 14(1), review no. R327. Disponível em: [http://informationr.net/ir/reviews/revs327.html]. Acesso: abr. 2019.

Publiée

2019-05-13

Comment citer

ANTUNES, Maria L Amorim. Biblioteca escolar em Adriana Bogliolo Sirihal Duarte: práticas e possibilidades. Informação em Pauta, [S. l.], v. 4, n. Especial, p. 136–155, 2019. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v4iEspecial.2019.41085.136-155. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41085. Acesso em: 2 juill. 2024.