Orientação acadêmica como espaço de integração intelectual, social e afetiva
DOI :
https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4iEspecial.2019.41208.83-100Mots-clés :
Relação orientando-orientador, Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Narrativa, Pós-graduaçãoRésumé
O presente artigo objetiva rememorar características da orientadora Adriana Bogliolo Sirihal Duarte conforme a percepção de suas orientandas. Para tanto, intercala elementos da literatura acerca da relação orientando-orientador com a narrativa de sete de suas orientandas, em nível de mestrado e doutorado. A narrativa se divide em três instâncias que se integram, a saber: (a) esfera intelectual, que centra-se nas contribuições epistemológicas da docente nas atividades da pós-graduação e no desenvolvimento da pesquisa; (b) esfera social, compreendida como uma ampliação do processo de orientação, estendendo-se à formação profissional dos discentes e percebendo o orientador como um mentor; (c) esfera afetiva, que aborda as diversas formas de suporte emocional que o orientador pode oferecer ao discente, guiando-o em sua vivência acadêmica. Os relatos evidenciam o extenso suporte oferecido pela orientadora Adriana ao longo de todo o processo de formação de mestres e/ou doutores por ela orientados. Muitas vezes, tal relação configurou-se como uma verdadeira parceria que se estendia, inclusive, para além da jornada acadêmica.Téléchargements
Références
ABIDDIN, N. Z.; HASSAN, A.; AHMAD, A. R. Research Student Supervision: An Approach to Good Supervisory Practice. The Open Education Journal, v.2, p. 11-16, 2009.
COSTA, F. J.; SOUSA, S. C. T. de; SILVA, A. B. Um modelo para o processo de orientação na pós-graduação. RBPG, Brasília, v. 11, n. 25, p. 823 - 852, 2014.
GARDNER, S. K.; BARNES, B. J. Advising and mentoring doctoral students: a handbook. USA: Lexington, 2014.
GRANT, K; HACKNEY, R; EDGAR, D. Postgraduate research supervision: an ‘agreed’ conceptual view of good practice through derived metaphors. International Journal of Doctoral Studies, v. 9, p. 43-60, 2014.
HALSE, C.; MALFROY, J. Retheorizing doctoral supervision as professional work. Studies in Higher Education, v. 35, n. 1, p. 79-92, 2010.
JOHANSSON, T. et al. PhD Supervision as an Emotional Process - Critical Situations and Emotional Boundary Work. Pertanika Journal Social Sciences and Humanities, v. 22, n. 2, p. 605-620, 2014.
KHENE, C. P. Supporting a humanizing pedagogy in the supervision relationship and process: a reflection in a developing country. International Journal of Doctoral Studies, v. 9, p. 73-83, 2014.
LEITE FILHO, G. A.; MARTINS, G. A. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações. Revista de Administração de Empresas, v. 46, p. 99–109, 2006.
LINDÉN, J.; OHLIN, M.; BRODIN, E. Mentorship, supervision and learning experience in PhD education. Studies in Higher Education, v. 38, n.5, p.639-662, 2013.
LOWMAN, J. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2007.
MACHADO, A. M. N. A relação entre autoria e a orientação no processo de elaboração de teses e dissertações. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 60-81.
MAINHARD, T. et al. A model for the supervisor–doctoral student relationship. . Studies in Higher education, v. 58, n. 3, p. 359-373, 2009.
SÁ, R. M. C. de. Compartilhamento do conhecimento e o processo de orientação de discentes de pós-graduação stricto sensu. 2015. 158f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação.
VENTORINI, B.; GARCIA, A. Relacionamento interpessoal: da obra de Robert Hinde à gestão de pessoas. rPOT, v.4, n.2, p. 117-144, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.