Mediação e Competência em Informação: percepção da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFC

Auteurs

  • Larisse Macedo de Almeida Universidade Federal do Ceará

DOI :

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.41295.91-92

Mots-clés :

Mediação da Informação, Competência em Informação, Biblioteca Universitária, Profissional Bibliotecário.

Résumé

No ambiente universitário a biblioteca possui importante papel na formação dos discentes como indivíduos críticos, autônomos e com habilidades voltadas para o acesso e apropriação da informação. Nesse contexto, as ações de mediação do bibliotecário devem possibilitar sua interferência no processo de aquisição da informação visando a apropriação da mesma para possibilitar a construção do conhecimento do usuário. Assim, nosso objetivo consiste em analisar a percepção, sobre a mediação e competência em informação, dos bibliotecários no processo de construção do conhecimento científico no ambiente universitário. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uso do método exploratório. Os dados coletados a partir de questionários e entrevista realizados com bibliotecários que atuam na Comissão de Educação de Usuários do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Ceará foram analisados pela técnica de análise de conteúdo a partir do estabelecimento de categorias. Com isso, verificamos que a distinção entre o conceito de habilidade e competência não está internalizada na compreensão dos bibliotecários, necessitando ser abordada com maior profundidade pois,  mesmo ambas sendo colocadas em prática cotidianamente, essa lacuna acaba não permitindo que associem a competência ou habilidade específica a uma atividade particular. Os profissionais compreendem a essência dos conceitos de mediação e competência em informação, mas não explicitam o entrelaçamento das temáticas. Ainda assim, a Comissão busca alinhar constantemente seu planejamento com as necessidades dos usuários, destarte, concluímos que o desenvolvimento das atividades da Comissão vem contribuindo para a consolidação da cultura de pesquisa no ambiente acadêmico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Larisse Macedo de Almeida, Universidade Federal do Ceará

Mestrado em Ciência da Informação - Universidade Federal do Ceará. Graduação em Biblioteconomia - Universidade Federal do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação.

Publiée

2019-07-05

Comment citer

ALMEIDA, Larisse Macedo de. Mediação e Competência em Informação: percepção da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFC. Informação em Pauta, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 91–92, 2019. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.41295.91-92. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41295. Acesso em: 30 juin. 2024.

Numéro

Rubrique

Resumos de Dissertações e Teses