Mediação e difusão em arquivos

inter-relações teóricas

Auteurs

  • João Arlindo dos Santos Neto Universidade Estadual de Londrina
  • Sueli Bortolin Universidade Estadual de Londrina

DOI :

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.43289.144-161

Mots-clés :

Mediação da informação, Mediação em Arquivos, Difusão em Arquivos

Résumé

Os arquivos são instituições com diferentes funções para a sociedade e, portanto, precisam ser reconhecidos a partir de diversos processos e práticas arquivísticas. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo geral discutir sobre algumas possibilidades de mediação e difusão em arquivos a partir da inter-relação entre esses conceitos e elucidar as possíveis aproximações entre eles. Como objetivos específicos discorre sobre a mediação e a difusão no âmbito dos arquivos e destaca a necessidade de ampliar a visibilidade tanto dos arquivistas quanto da própria ambiência dos arquivos. Como procedimento metodológico realiza uma pesquisa básica, de caráter exploratório-descritivo, com delineamento bibliográfico. Como resultados considera que, historicamente, na literatura da Arquivologia o conceito de difusão em arquivos é mais utilizado quando comparado ao de mediação da informação. Conclui, a partir da revisão bibliográfica, que existe uma proximidade entre os conceitos de mediação cultural e difusão cultural, mediação pedagógica e difusão educativa, e suas práticas, mas que apresentam demarcações teóricas e conceituais próprias que os distinguem.

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Bibliographies de l'auteur

João Arlindo dos Santos Neto, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciência da Informação pela UNESP/Marília. Professor do Departamento de Ciência da Informação da UEL.

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciência da Informação pela UNESP/Marília. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UEL.

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Publiée

2020-06-30

Comment citer

SANTOS NETO, João Arlindo dos; BORTOLIN, Sueli. Mediação e difusão em arquivos: inter-relações teóricas. Informação em Pauta, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 144–161, 2020. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.43289.144-161. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43289. Acesso em: 18 juill. 2024.