O laboratório de tecnologias intelectuais na perspectiva da inclusão social

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.72254.1-21

Mots-clés :

Inclusão social. Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi. Regime de Informação. Mediação da Informação.

Résumé

Apresenta o Projeto LTi na perspectiva da inclusão social através de intervenção no regime de informação da comunidade acadêmica da Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, no contexto da sociedade em rede, destacando o Portal LTi como ação de mediação da informação. Evidencia os elementos de inclusão que o projeto disponibiliza para os acadêmicos em níveis de graduação e pós-graduação universitárias, bem como para o público diversificado da sociedade brasileira. Discute a articulação das ações de informação e sua integração às atividades de pesquisa-ensino-extensão universitária, como o objetivo de facilitar a comunicação da informação cientifica e tecnológica na Internet e promover competências em tecnologias intelectuais para produção e compartilhamento da informação, de forma segura, prática e acessível ao público acadêmico.

Palavras-chave: Inclusão social. Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi. Regime de Informação. Mediação da Informação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Niedja Nascimento Barros, UFPB

Bibliotecária. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Isa Maria Freire, UFPB

Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Références

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tend. da Pesq. Bras. em Ci. da Inf., v.2, n.1, p. 89-103, jan./dez. 2009. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/170. Acesso em: 18 ago. 2021.

ASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da Informação, v. 29, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/ShzKdLbqJDPfssvSw9xWPrw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 ago. 2021.

BARRETO, A. A. Transferência da informação para o conhecimento. In: Aquino, M.A. (Org.). O campo da ciência da informação: gênese, conexões e especificidade. João Pessoa: UFPB, 2002. Cap.3, p. 49-59.

BELLUZZO, R. C. B. A information literacy como competência necessária à fluência centífica e tecnológica na sociedade da informação: uma questão de educação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO DA UNESP, 7., 2001. Anais... São Paulo: UNESP, 2001. Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/ana8.html. Acesso em: 13 ago. 2020.

CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

CASTELLS, M.; CARDOSO, G. Sociedade em rede do conhecimento a ações políticas. Belém: Impressa Nacional, 2005.

COLLINS, H. M.; KUSH, M. The shape of actions: what human and machine can do. Cambridge Mass: MIT Press, 1999.

DAVALLON, J. A mediação: a comunicação em processo?. Prisma.com, Porto, n. 4, 2007. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/645. Acesso em: 20 ago. 2021.

DOYLE, C. Information literacy in an information society: a concept for the information age. NY: ERIC Clearinghouse on Information & Technology; Syracuse University, 1994.

FARIAS, M. G. G. Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 106-125, set. 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/101368/103968. Acesso em: 22 ago. 2021.

DEMO, P. Cidadania Tutelada e Cidadania Assistida. Campinas: Autores Associados. 1995.

ESPÍRITO SANTO, C. do. “Quissamã somos nós”: Pesquisa Participante para Construção de Hipertexto sobre Identidade Cultural. 2003. Dissertação (Mest. Ci. Inf.). Rio de Janeiro: IBICT – UFRJ, 2003.

FARIAS, M. G. G. Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista. InCID: Rev. de Ci. da Inf. e Doc., v. 6 n. 2, n. 2, p. 106-125, 2015. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v6i2p106-125. Acesso em: 16 set. 2021.

FREIRE, G. H. de A. Redes virtuais de aprendizagem na sociedade e na pesquisa. Encontros Bibli – Rev. Eletr. de Biblio. e Ci. da Inf., v.13, n.25, p.55-67, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13n25p55/847. Acesso em: 04 jul. 2021.

FREIRE, G. H. de A. A construção de instrumento de comunicação para comunicação de informação sobre saúde. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Rio de Janeiro: IBICT: UFRJ/ECO, 1998. Disponível em: http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/handle/123456789/1210. Acesso em: 09 jul. 2021.

FREIRE, I. M. A competência ética no contexto da inteligência coletiva. Brazilian Journal of Information Science, v. 12, p. 44-51, 2018. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/7472. Acesso em: 20 ago. 2021.

FREIRE, I. M. Indícios da inteligência coletiva no regime de informação do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2016, Salvador, BA. XVII ENANCIB. Anais... Salvador, BA: UFBA, 2016. v. 1. p. 1-20.

FREIRE, I. M. Sobre o regime de informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi. InCID: Rev. de Ci. Inf. e Doc., v. 4, n.1, p. 70-86, jan./jun. 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/59102/62100. Acesso em: 22 ago. 2021.

FREIRE, I. M. Temática 'responsabilidade socia' na literatura da Ciência da Informação indexada pela Brapci. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2013, Florianópolis, SC. XIV Enancib. Anais... Florianópolis, SC: UFSC, 2013. v. 1. p. 1-19.
Disponivel em: http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/handle/123456789/2270?show=full. Acesso: 05 ago. 2021.

FREIRE, I. M. O desafio da inclusão digital. Transinformação, v. 16, p. 189-194, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/SqcBynkFThZYKRsM9Nrk63b/?lang=pt. Acesso em: 22 ago. 2021.

FREIRE, I. M. O futuro é agora. Revista Você S/A, 2003.

FREIRE, I. M. Conhecimento e responsabilidade social: o olhar do cientista da informação. Comunicação & Comunidade, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n.7, p. 32-36, 2001. Disponível: https://ridi.ibict.br/handle/123456789/196. Acesso: 25 ago. 2021.

FREIRE, I. M. A responsabilidade social da Ciência da Informação e/ou O olhar da consciência possível sobre o campo científico. 2001. Tese (Dout. Ci. Inf.). Rio de Janeiro: IBICT – UFRJ, 2001. Disponível em: https://ridi.ibict.br/handle/123456789/342. Acesso em: 20 ago. 2021.

FREIRE, I. M.; FREIRE, G. H. de A. Uma abordagem das ações de mediação no laboratório de tecnologias intelectuais – LTi. Ciência da Informação, v. 43, n. 2, p. 272-283, 2014. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1409/1587. Acesso em: 21 ago. 2018.

FREIRE, I. M.; FREIRE, G. H. A. J.; SANTOS, R. N. R. Rede de comunicação para aprendizagem no laboratório de tecnologias intelectuais da universidade federal da paraíba. Rev. Ibero-Americana de Ci. da Inf., Brasília, v. 11, n. 1, 2018. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/v/a/30293. Acesso em: 21 ago. 2018.

FROHMANN, B. Taking policy beyond Information Science: applying the actor network theory for connectedness: information, systems, people, organizations. In: Annual Conference Canadian Association for Information Science, 23. Proceedings… Edmond, Alberta, 1995.

GOLDMANN, L. Dialética e cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Novas fronteiras tecnológicas das ações de informação: questões e abordagens. Ciência da Informação, v.33, n.1, p. 55-67, jan./abr., 2004. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1068. Acesso em: 12 jul. 2021.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Escopo e abrangência da Ciência da Informação e a Pós-Graduação na área: anotações para uma reflexão. Transinformação, v.15, n.1, p.31-43, 2003a. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/FwJWGzhN77SSYWNqwHHyYgw/?lang=pt. Acesso em: 10 ago. 2020.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. As relações entre ciência, Estado e sociedade: um domínio de visibilidade para as questões da informação. Ciência da Informação, v.32, n.1, p. 60-76, 2003b. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1020/1075. Acesso em: 10 ago. 2020.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Novos cenários políticos para a informação. Ciência da Informação, v. 31, n. 1, p. 27-40, 2002. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/975/1013. Acesso em: 10 abr. 2021.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Da política de informação ao papel da informação na política contemporânea. Revista Internacional de Estudos Políticos, v.1, n.1, 1999.

GUARALDO, T. S. B. Mediação e apropriação da informação nas cartas de leitores: práticas de informação e leitura do Jornal Bom Dia Bauru. Informação & Informação, v. 19, n.2, p. 215-240, maio/ago. 2014. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20001/pdf_28. Acesso em: 18 ago. 2018.

HATSCHBACH, M. H. de L. Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Rio de Janeiro: CNPq/IBICT – UFRJ/ECO, 2002.

KUHLTHAU, C. C. A Principle of Uncertainty for Information Seeking. Journal of
Documentation, v.49, n.4, p.339-355, 1993.

KUHLHAU, C. C. The role of experience in the information search process of an early career information worker: perceptions of uncertainty,complexity, construction, and sources. Journal of the American Society for Information Science, v.50, n.5, p. 399-412, 1991.

LÉVY, P. A conexão planetária. Rio de Janeiro: Editora 34, 2001.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.

LÜCK, H. Metodologia de projetos: Uma ferramenta de planejamento e gestão. Petrópolis: Ed. Vozes, 2001.

NERI, M.; CARVALHAES, L.; NERI, A.L.; PIERONI, A. Lei de Moore e Políticas de Inclusão Digital. Revista Inteligência Empresarial, n.14, jan. 2003

QUÉAU, P. Cibercutlura e info-ética. In: MORIN, E. (Org.). A Religação dos Saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo; razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1997.

SILVA, J. L. C. Percepções conceituais sobre mediação da informação. INCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 6, n. 1, p. 93-108, mar./ago. 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89731. Acesso em: 19 ago. 2018.

TARAPANOFF, K.; SUAIDEN, E.; OLIVEIRA C. L. Funções Sociais e Oportunidades para Profissionais da Informação. DataGramaZero , v.3, n.5, 2002. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/884. Acesso em: 02 jul. 2021.

THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

THIOLLENT, M. Pesquisa-Ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

UNGER, R. J. G.; FREIRE, I. M. Regimes de informação na sociedade da informação: uma contribuição para a gestão de informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 4, n. 1, p. 87-114, jan./jun. 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2014. Acesso em: 1 jun. 2020.

VARELA, A. V.; BARBOSA, M. L. A.; FARIAS, G. G. Mediação em múltiplas abordagens. Informação e Informação, v. 19, n. 2, p. 138-170, 2017. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19998/pdf_23. Acesso em: 19 ago. 2018.

WERSIG, G. Information science: the study of postmodern knowledge usage. Information Processing & Management, v.29, n.2, 1993. Disponível: https://www.scienceopen.com/document?vid=c791cf5e-6853-4b3b-89bb-1f8279365f23. Acesso em: 28 jun. 2021.

WERSIG, G.; NEVELING, U. The phenomena of interest to information science. The Information Scientist. v.9, n.4, p.127-140, 1975. Disponível em: https://sigir.org/files/museum/pub-13/18.pdf. Aceso em: 20 jul. 2021.

ZURKOWSKI, Paul G. The Information Service Environment Relationships and Priorities: related paper nº 5. Washington: National Commission on Libraries and Information Science, 1974. Disponível em: http://www.eric.ed.gov/ERICWebPortal/ contentdelivery/servlet/ERICServlet?accno=ED10039. Acesso em: 23 out. 2009.

Publiée

2022-07-08

Comment citer

BARROS, Niedja Nascimento; FREIRE, Isa Maria. O laboratório de tecnologias intelectuais na perspectiva da inclusão social. Informação em Pauta, [S. l.], v. 7, n. 00, p. 1–21, 2022. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.72254.1-21. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/72254. Acesso em: 21 nov. 2024.