Google Classroom como ferramenta para atividades de educação a distância

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.78041.134-150

Mots-clés :

Google Classroom

Résumé

Este artigo analisa as características, potencialidades e desafios para o uso do Google Classroom como ambiente para a realização de atividades na modalidade de Educação a Distância. Além disso, são expostos, brevemente, alguns exemplos de uso dessa plataforma. O trabalho possui caráter qualitativo e baseia-se em análise bibliográfica e documental. Também fez uso da netnografia para coleta de dados. Conclui pontuando aspectos que impactam positivamente na e/ou para a adoção do Google Classroom e sinaliza pontos que carecem de maior atenção acerca da plataforma.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Izabel Lima dos Santos, Universidade Federal do Cariri (UFCA) / Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Biblioteconomia (UFCA). Especialista em Gestão Pública (Unisul). Graduada em Biblioteconomia (UFC).

Áreas de Interesse: Biblioteca Universitária; Serviço de Referência; Mídias Sociais; Tecnologias da Informação e da Comunicação; Estudos Históricos e Epistemológicos da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Références

ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no Mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 10, p. 83-92, 2011. DOI: https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.235. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/235. Acesso em: 10 dez. 2021.

BRANCO, Sérgio; BRITTO, Walter. O que é Creative Commons?: novos modelos de direito autoral em um mundo mais criativo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 3. ed. Editora Senac: São Paulo, 2010.

FILATRO, Andrea; PICONEZ, Stela Conceição Bertholo. Design instrucional contextualizado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 11., 2004, Salvador. Anais [...]. São Paulo: ABED, 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/pdf/049-TC-B2.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.

GOOGLE. Central de privacidade e segurança. [Mountain View, CA: Google LLC, 2021?]. Disponível em: https://edu.google.com/intl/ALL_br/why-google/privacy-security/. Acesso em: 08 dez. 2021.

GOOGLE. Nosso compromisso com a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil. [Mountain View, CA: Google LLC], 2020. Disponível em: https://brasil.googleblog.com/2020/09/Nosso%20compromisso%20com%20a%20LGPD.html. Acesso em: 10 dez. 2021.

GOOGLE. Where teaching and learning come together. Mountain View, CA: Google LLC, 2021. 2 p. Disponível em: https://services.google.com/fh/files/misc/google_classroom_onepager.pdf. Acesso em: 11 dez. 2021.

GUERRA, Fabiana; TERCE, Mirela. Design digital: conceitos e aplicações para websites, animações, vídeos e webgames. Editora Senac: São Paulo, 2019.

HERMIDA, Jorge Fernando; BONFIM, Cláudia Ramos de Souza. A Educação à distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 166–181, ago. 2006. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4919/art11_22e.pdf. Acesso em: 08 dez. 2021.

JUNQUEIRA, Eduardo S. Tutores em EaD: teorias e práticas. Fortaleza: Dummar, 2018.

KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

LIMA, Juliana Soares; SANTOS, Izabel Lima dos; SANTOS, Francisco Edvander Pires. Google Classroom como ferramenta para treinamentos a distância: um relato de experiência em bibliotecas universitárias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. esp. CBBD 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1044. Acesso em: 10 dez. 2021.

LOGOSMARCAS. Google Classroom Logo. 2020. Disponível em: https://logosmarcas.net/google-classroom-logo/. Acesso em: 10 dez. 2021.

SANTOS, Izabel Lima dos. Elaboração de materiais instrucionais: elo entre informação especializada e educação de usuários. Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 3, n. 2, p. 52-69, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v3i2.13330. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52992. Acesso em: 11 dez. 2021.

SANTOS, Izabel Lima dos. Elaborando material instrucional em bibliotecas universitárias: uma proposta multidisciplinar. Páginas A&B, Porto, 3. série, n. 10, p. 60-70, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21747/21836671/pag10a5. Acesso em: 11 dez. 2021.

Publiée

2021-12-31

Comment citer

SANTOS, Izabel Lima dos. Google Classroom como ferramenta para atividades de educação a distância. Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. especial, p. 134–150, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.78041.134-150. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78041. Acesso em: 17 mai. 2024.