Gestão de acervos de obras raras na perspectiva do usuário

Autori

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.41294.87-88

Parole chiave:

Bibliotecas universitárias, Livros raros, Usuários da informação, Memória

Abstract

Trata sobre a gestão de obras raras da Biblioteca da Faculdade de Direito (BFD) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na perspectiva do usuário da informação. A Biblioteca dessa centenária Faculdade de Direito possui obras raras, antigas e especiais, as quais são buscadas por seus usuários; no entanto, devido à falta de preservação e conservação das obras ao longo do tempo, as mesmas, em sua maioria, se encontram deterioradas, dificultando o acesso e uso, ocasionando a perda do conhecimento registrado nessas obras. Entende que isso poderá ser solucionado, mediante política de desenvolvimento e preservação específica para tal acervo, uma vez que a política então existente é genérica, não contemplando as especificidades dessas obras. Por isso, torna-se relevante saber o que o usuário entende sobre a questão e o que ele pretende opinar. As indagações que norteiam a pesquisa são: a) De que modo é tratada a gestão de acervos raros na Política de Desenvolvimento e Preservação do Acervo do Sistema de BU/UFC; b) Como os usuários percebem a coleção de obras raras da BFD. Assim, tem por objetivo geral propor subsídios para o aprimoramento da Política de Desenvolvimento do Acervo da UFC, com base no estudo de usuários da BFD em relação àquelas obras raras e, por objetivos específicos: a) Realizar um estudo dos usuários das obras raras na BFD; b) Propor melhoria na política de preservação e desenvolvimento desse acervo, em função do estudo de usuários. Para tanto, foi feita uma pesquisa descritiva e participante, de cunho exploratório, com abordagem qualitativa, configurando-se uma pesquisa de campo na BFD. Utilizamos o questionário como instrumento de coleta de dados e o procedimento foi a análise de conteúdo baseada em Bardin (1977). Como resultado, o usuário entende e percebe a importância das obras raras para a evolução do conhecimento, sugerindo ações para a melhoria do acesso, digitalização das obras, maior divulgação do acervo e melhor manutenção dessas obras. Conclui-se que o conhecimento obtido com o estudo esclarece acerca da importância dessas obras e sugere melhorias que possam subsidiar a política de preservação com base neste estudo de usuários da BFD.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Camila Morais de Freitas, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, Bibliotecária-Documentalsita na Universidade Federal do Ceará.

Pubblicato

2019-07-05

Come citare

FREITAS, Camila Morais de. Gestão de acervos de obras raras na perspectiva do usuário. Informação em Pauta, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 87–88, 2019. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.41294.87-88. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41294. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Resumos de Dissertações e Teses