Percepções sobre competência e mediação da informação no âmbito do acervo de livros digitais

estudo realizado nas bibliotecas do Instituto Federal do Ceará

Autori

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6i00.2021.71248.1-3

Parole chiave:

Competência em informação. Livro digital. Mediação da informação. Instituto Federal do Ceará.

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo compreender as competências e processos de mediação da informação para promover o acervo de livros digitais nas bibliotecas do IFCE. Como problema de pesquisa, propôs saber como as bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará estão articulando as competências e os processos de mediação necessários para promover o acervo de livros digitais. Assim, desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: verificar as práticas de mediação realizadas pelos bibliotecários do IFCE acerca da promoção do acervo de livros digitais e identificar quais competências em informação os bibliotecários do SIBI/IFCE possuem para mediar o acervo digital. Na metodologia, utilizou-se pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem quali-quantitativa. Para obtenção dos dados, optou-se pelo questionário eletrônico junto aos bibliotecários, elaborado e aplicado através da ferramenta Google Forms. Delineou-se para análise e interpretação dos dados a técnica análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a mediação pedagógica se destaca frente a mediação técnica e institucional, prevalecendo nas respostas dos participantes, com mais de 50%, a percepção da educação de usuários, serviço de referência, disseminação seletiva da informação, redes sociais, serviço de informação utilitária, produtos/serviços, site, e-mail e ações culturais como possíveis ações de atuação da mediação da informação. Entretanto, ao analisar a prática profissional, vislumbra-se com maior porcentagem de respostas somente a prática da educação de usuários, redes sociais, e-mail e serviço de referência; as demais opções tiveram resultados abaixo de 50%. Em relação às competências, constata-se que a maioria das habilidades necessárias ao indivíduo competente em informação são aplicadas pelos bibliotecários no contexto dos livros digitais de modo eventual. Assim, os indicadores revelam que os melhores resultados foram a habilidade de identificar e manusear as fontes potenciais de informação de forma efetiva e eficaz, o hábito de ser proativo e o aprendizado ao longo da vida. Conclui-se que as tipologias da mediação da informação, em contextos digitais, necessitam de estímulos para que sejam aplicadas em sua plenitude, bem como é preciso de capacitações para os bibliotecários, visando o aprimoramento das habilidades informacionais. Destarte, a competência e a mediação da informação são duas variáveis intrínsecas essenciais para promover os livros em plataformas digitais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Patrícia Maria Honório Abreu, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é Bibliotecária-Documentalista na Universidade Federal do Ceará.

Riferimenti bibliografici

ABREU, Patrícia Maria Honório. Percepções sobre competência e mediação da informação no âmbito do acervo de livros digitais: estudo realizado nas bibliotecas do Instituto Federal do Ceará. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-12-01

Come citare

ABREU, Patrícia Maria Honório. Percepções sobre competência e mediação da informação no âmbito do acervo de livros digitais: estudo realizado nas bibliotecas do Instituto Federal do Ceará. Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. 00, p. 1–3, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6i00.2021.71248.1-3. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/71248. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Resumos de Dissertações e Teses