Um estudo comparativo das práticas de colecionismo filatélico brasileiro por meio das redes e mídias na internet
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.77971.1-19Parole chiave:
Colecionismo, Internet, FilateliaAbstract
Apresenta o resultado final da pesquisa desenvolvida no âmbito do Grupo METIC (ex-Imago e humanidades Digitais), vinculado ao Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Teve como objetivo comparar as práticas de colecionismo filatélico brasileiro por meio das redes e mídias sociais digitais na Internet. De natureza exploratória, a pesquisa utilizou como procedimento metodológico a revisão bibliográfica e documental da literatura especializada nos campos da Biblioteconomia, Cultura Material e Filatelia. Foram identificadas e selecionadas 3 redes sociais de relacionamento na Internet (Facebook, Instagram e Twitter) e 1 rede social de nicho na Internet (Spotify), utilizadas por colecionadores filatélicos no Brasil. A pesquisa caracterizou e comparou os dados da amostra. Concluiu que o colecionismo filatélico é também digital, ao passo que colabora para o entendimento da utilização das redes e mídias sociais digitais na Internet pelos colecionadores filatélicos. Além disso, apontou esses ambientes digitais como locus de preservação da memória, de conexão interpessoal e institucional, de relacionamento entre objetos colecionáveis e interagentes e, por fim, de ressignificação das ações que envolvem o colecionismo de selos e documentos postais.
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