A pesquisa interdisciplinar na Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v3i1.2018.31039Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Ciência da Informação. Informação. Teoria. Ciência.Resumo
Objetiva refletir sobre aspectos relevantes da interface entre a pesquisa e a característica interdisciplinar da Ciência da Informação. Visa responder se a interdisciplinaridade contribui com a Ciência da Informação ou prejudica seu desenvolvimento como ciência. Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico reflexivo, de natureza qualitativa e bibliográfica. A discussão se pauta no pressuposto de que as abordagens devem ser interligadas, visando entender bem mais as reflexões, aprimorá-las e construí-las. Esse tipo de discussão é ainda mais relevante porque a Ciência da Informação é considerada nova e em evolução, e muitos de seus autores receiam refletir sobre a interdisciplinaridade, por considerar que isso dificulta o fortalecimento da identidade da própria Ciência da Informação. Os resultados evidenciam que a interdisciplinaridade ajuda a fortalecer a Ciência em questão, ao proporcionar visibilidade e respeito.Downloads
Referências
ARAÚJO, C. A. A. Fundamentos da Ciência da Informação: correntes teóricas e o conceito de informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, n. 1, p. 57-79, jan./jun. 2014. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/19120>. Acesso em: 20 mar. 2018.
BOURDIEU, P. O estúdio e seus bastidores. In: ______. Sobre a televisão. São Paulo: Editora Zhar, 1997. p.16-54.
CHOO, W. C. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significados, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora Senac, 2003.
KOBASHI, N. Y.; TÁLAMO, M. F. G. M. Informação: fenômeno e objeto de estudo da sociedade contemporânea. Transinformação, Campinas, v. 15, edição especial, p. 7-21, set./dez. 2003. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/ transinfo/article/view/1458/1432>. Acesso em: 30 jul. 2015.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
MATA, M. L.; CASARIN, H. C. S. A formação do bibliotecário e a competência em informação: um olhar através das competências. In: VALENTIN, M. L. P. (Org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. cap, 14, p. 301-218.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1999.
PIMENTA, C. Contributos para a elaboração de uma tese interdisciplinar. Ideação: Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 63-77, 1º sem. 2008.
PINHEIRO, L. V. R. Ciência da Informação: desdobramentos disciplinares, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. In: GONZÁLEZ DE GOMÉZ, M. N.; DILL ORRICO, E. G. Políticas de memória e informação: reflexos na organização do conhecimento. Natal: EdUFRN, 2006. p. 111-141. Disponível em: <http://www.uff.br/ppgci/editais/lenavanialeituras.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2014.
POMBO, O. Epistemologia da interdisciplinaridade. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL, INTERDISCIPLINARIDADE, HUMANISMO, UNIVERSIDADE, 2003, Porto. Anais... Porto, 2003. p. 1-29. Disponível em: <http://www.uesc.br/cpa/artigos/epistemologia_interdidciplinaridade.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2014.
RENDÓN ROJAS, M. Á. La Ciencia de la Información en el contexto de las Ciencias Sociales y Humanas: ontología, epistemología, metodología e interdisciplina. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, ago. 2008. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/51091>. Acesso em: 20 mar. 2018.
SARACEVIC, T. Interdisciplinarity nature of information science. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, p. 36-41, 1995. Tradução livre de Durval de Lara Filho. Pós-graduação em Ciência da Informação e Documentação – ECA/USP – 1º sem./2004, na disciplina: Formas de estruturação e mediação da informação institucionalizada, das Profas. Johanna W. Smit e Maria de Fátima M. Tálamo. Disponível em: <http://www.uff.br/ppgci/editais/saracevicnatureza.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2015.
SARACEVIC, T. Information Science. Journal of the American Society for Information Science, v. 50, n. 12, p. 1051-1063, 1999.
SATUR, R. V.; NEVES, D. A.; DUARTE, E. N. Cognição, neuromarketing e neuroeconomia: entendendo as decisões dos atores baseadas em informações. In: XII CONGRESO ISKO ESPAÑA Y II CONGRESO ISKO ESPAPA-PORTUGAL, 19-20 de noviembre, 2015, Organización del conocimiento para sistemas de información abiertos. Murcia, Spain: Universidad de Murcia, 2015. Disponível em: <http://www.iskoiberico.org/wp-content/uploads/2015/11/225_Satur.pdf>. Acesso em 07 dez. 2015.
SATUR, R. V.; SOUZA, E. D.; DUARTE, E. N. O desenho do campo da Ciência da Informação e suas relações: a metáfora dos mapas. In: ENCUENTRO IBÉRICO EDICIC, 7., 2015, Madrid, Spain. Universidad Complutense de Madrid e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 16-17 de noviembre, 2015. Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y Documentación en la era digital. Disponível em: <http://edicic2015.org.es/ucmdocs/actas/art/161-Vilmar_metafora-mapas.pdf>. Acesso em 07 dez. 2015.
SOUZA, E. D. A epistemologia interdisciplinar na Ciência da Informação: dos indícios aos efeitos de sentido na consolidação do campo disciplinar. 2011. 346 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECID-8P2JNH/epistemologia_interdisciplinar_edivanio.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2014.
SOUZA, E. D. Configurações do campo da Ciência da Informação: pluralismo epistemológico e descentração interdisciplinar. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 5, n. 1, 2012. Disponível em: <http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/viewFile/63/104>. Acesso em: 01 jul. 2014.
TÁLAMO, M. F. G. M.; SMIT, J. W. Ciência da Informação: pensamento informacional e integração disciplinar. BJIS, v. 1, n. 1, p. 33-57, jan./jun. 2007.
TRUJILLO FERRARI, Alfonso. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. 318 p.
WEICK, K.E. Whattheory is not, theorizing is. Administrative Science Quarterly, v. 40, 1995, p. 385-390.
WHITE, H.D.; McCAIN, K.W. Visualizing a discipline: an author co-citation analysis of information science, 1972-1995. Journal of the American Society for Information Science, v. 49, n. 4, p. 327-355, 1998.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.