Projeto Comprova
informação, ética e responsabilidade social na sociedade em rede
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.60603.1-15Palavras-chave:
Ética. Responsabilidade social. Ciência da Informação. Sociedade em rede. Projeto Comprova.Resumo
Utilizando-se de características sociopolíticas e econômicas da sociedade em rede proposta por Castells (1999), este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da responsabilidade social e da ética, no tocante à produção e disseminação da informação através das tecnologias de informação e comunicação. As reflexões aqui apresentadas emanam de estudos e discussões sobre informação enquanto elemento constituinte de emancipação da sociedade. Deste modo, foi escrito um debate acerca das possibilidades de ação da Ciência da Informação, em meio às enxurradas de fake news que inundaram as redes nas eleições brasileiras de 2018, tendo o Projeto Comprova como modelo de ética e responsabilidade social a ser seguido.
Downloads
Referências
ARAÚJO, C.A.Á. O que é Ciência da Informação. Belo Horizonte: KMA, 2018.
ARAÚJO, C.A.Á. Políticas de informação em Bibliotecas, Arquivos e Museus. In: GARCIA, J.C.R.; TARGINO, M. G. (Orgs.). Desvendando facetas da gestão e políticas de informação. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015, p. 353-377.
BAUMAN, Z. A riqueza de poucos beneficia todos nós? Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GARCIA, J.C.R; TARGINO, M.G; DANTAS, E.R.F. Conceito de responsabilidade social da ciência da informação. Inf. Inf., Londrina, v. 17, n. 1, p.1 - 25, jan./jun. 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/viewFile/12309/11372. Acesso em: 28 de Dezembro de 2018.
GONÇAL MAYOS, A. et al (Orgs.). La sociedade de la ignorancia. Barcelona: Península, 2011.
MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002.
MOBILE ECOSYSTEM FORUM (MEF). Disponível em: https://mobileecosystemforum.com/. Acesso em: 6 de Janeiro de 2019.
PORTELA, C. Jornalismo Científico e democratização da informação. In: GARCIA, J.C.R.; TARGINO, M. G. (org.). Desvendando facetas da gestão e políticas de informação. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015, p. 253-286.
PROJETO COMPROVA. Disponível em: https://projetocomprova.com.br/. Acesso em: 20 de Dezembro de 2018.
SORJ, B. Brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na sociedade da informação. Rio de Janeiro: Zahar; Brasília: Unesco, 2003.
SOUZA, E.D. Gestão da informação e do conhecimento: Possibilidades, condições e perspectivas. In: GARCIA, J.C.R.; TARGINO, M. G. (og.). Desvendando facetas da gestão e políticas de informação. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015, p. 29-56.
TAYLOR, R. S. The information sciences. Library Journal, v. 88, p.4161-4162, 1963.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.