Sobre a Revista

Foco e Escopo

O principal objetivo da Revista é difundir o conhecimento produzido pelos programas de pós-graduação nas áreas Educação e Ensino. Tem a missão de promover o debate da pesquisa acadêmica, sobretudo em sua perspectiva crítica, publicando artigos originais inéditos e de revisão. Destina-se a pesquisadores, docentes e estudantes da pós-graduação, bem como a profissionais da Educação Básica, do Ensino Superior e áreas afins. Exige a titulação de doutor para submissão de artigos. Admite autores ou coautores graduados, especialistas e mestres, desde que acompanhados de, no mínimo, um doutor. Os procedimentos para  submissão de artigo encontram-se nas Diretrizes para autores.

Dossiês / Números Temáticos

Os dossiês submetidos à Revista Labor são previamente analisados pelos editores, observando a adequação às normas para Dossiê, a relevância da proposição e a titulação dos propositores. Todos os artigos são submetidos ao processo de avaliação adotado pela Revista.

Artigos

A Revista publica os seguintes tipos de artigos: científico, revisão, atualização e editorial. 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) são analisados pelos editores, a fim de verificar a adequação às normas, ao foco e ao escopo da Revista.

Após a triagem, o editor encaminha a dois pareceristas doutores de diferentes instituições acadêmicas devidamente cadastrados no SEER para análise e parecer.  O parecerista convidado deve indicar no sistema a sua disponibilidade para avaliar e a inexistência de conflito de interesse. Em caso de declínio, o editor redireciona o artigo para outro avaliador.

O parecer constitui-se em um breve texto com considerações a respeito da submissão. O parecer final deve apresentar um dos parâmetros: a) Aceito; b) Correções obrigatórias; c) Submeter novamente para avaliação; d) Enviar para outra revista; e) Rejeitar; f) Ver comentários. Pareceres divergentes são resolvidos mediante o envio do artigo a um terceiro avaliador. Quesitos da avaliação: originalidade, consistência teórica e metodológica, relevância para a área de Educação ou Ensino, atendimento às normas da língua culta, observância às normas da Revista Labor.

Os autores são informados do resultado desta etapa através do acesso aos pareceres. Os artigos aprovados seguem para editoração e publicação. Os artigos aprovados com pendências devem ser substituídos por novo arquivo a ser enviado pelo (s) autor (es) no prazo estipulado pelo editor. As alterações destacadas em vermelho são avaliadas pelo editor, que decidirá, ao final, pela aprovação ou desaprovação. Os artigos reprovados são rejeitados no sistema. O anonimato dos autores e pareceristas são preservados durante todo o processo de comunicação no SEER. 

Periodicidade

A Revista recebe artigos em fluxo contínuo, concluindo o número e o volume nos períodos Jan/Jun e Jul/Dez.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio da democratização mundial do conhecimento.

Taxa de submissão e processamento de artigos 

Não há cobrança de quaisquer taxas para submissão e processamento de artigos. 

Política de privacidade

Cada autor detém os direitos autorais dos seus trabalhos.

A republicação do texto poderá ser feita após três anos da veiculação.

Os nomes e endereços informados à Revista não serão informados para outras finalidades.

Os artigos são licenciados no Creative Commons.

Política de preservação digital 

Os arquivos estão preservados em HD no PPGE e no Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional. Estão ainda preservados no Crossef por meio do ORCID. 

Protocolo de Interoperatividade

A revista está hospedada na plataforma OJS/PKP.

Histórico

A Revista Labor, criada em 2008 pelo Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional, está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Como a primeira revista exclusivamente eletrônica do PPGE, permite articular pesquisadores de diferentes instituições e programas, veiculando suas produções acadêmicas e democratizando o acesso ao conhecimento. 

Fomento

A Revista Labor é apoiada pela Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFC, através da criação da coordenadoria de periódicos, e pela Pró-Reitoria de Extensão, por meio da concessão de bolsa para suporte técnico. 

Política de detecção de plágio e más condutas

A detecção de plágio é realizada por meio de sistema disponível no CROSSREF. Todos os textos são submetidos a esse processo antes de seguirem para os avaliadores.

Os autores que utilizaram animais ou seres humanos em sua pesquisa devem anexar o documento de aprovação do Comitê de Ética ao SEER, no campo “documentos suplementares”.

Alertamos para o cuidado na designação das citações, evitando a omissão ou incorreção de autor e página, uma vez que este ato constitui crime e desrespeito pela autoria.

Recomendamos evitar a omissão de coautores. Ademais, recomendamos a leitura do documento do Committee Publication Ethics (CORE), no site http://publicationethics.org.

As erratas e retratações são publicadas seguindo a recomendação do Scielo, conforme consta no endereço: http://books.scielo.org/guia-para-o-registro-e-publicacao-de-errata-retratacoes-e-manifestacoes-de-preocupacao-para-livros/