Informação para Autores

Diretrizes para autores

A Revista Labor é uma publicação de fluxo contínuo, portanto os autores que desejarem submeter trabalhos poderão fazê-lo em qualquer período. Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente em formato de artigo.

O autor e coautores (se houver), ao enviar artigos à Revista Labor, aceitam cumprir todos os requisitos abaixo. Seguem as diretrizes:

  1. Os artigos devem ser submetidos exclusivamente pela internet, através do endereço periodicos.ufc.br/labor.
  2. Os artigos enviados devem atender ao Foco e Escopo da revista.
  3. Os artigos não podem ser enviados à outra revista em menos de seis meses.
  4. Os artigos devem ter, no mínimo, um doutor entre os autores.
  5. Os artigos não devem conter identificação de autor e coautor no texto. Esta informação será preenchida na tela de metadados, no sistema eletrônico de editoração de revistas disponível no site periodicos.ufc.br/labor.
  6. A participação de cada coautor (se houver) deve ser incluída no sistema eletrônico periodicos.ufc.br/labor, na opção “comentários ao editor”.
  7. A menção aos coautores do artigo deve seguir as recomendações do sistema de especificação CRediT, que esclarece os papéis de autoria ou contribuições: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização. Maiores detalhes podem ser conhecidos no Guia SciELO de Uso da Especificação CRediT.
  8. Os artigos devem seguir a formatação do template da Revista Labor.
  9. O arquivo deve ser digitado em Word for Windows (extensão .docx).
  10. O arquivo deve ter entre 12 e 24 páginas, incluindo título, resumo/abstract, palavras-chave/keywords, imagens, tabelas e referências.
  11. Os artigos escritos em português devem conter título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol. O artigo redigido em língua estrangeira, se for o caso, devem conter título, resumo e palavras-chave em português e em língua distinta.
  12. O resumo deve obedecer ao limite de 230 (duzentas e trinta) palavras.
  13. As palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco) devem ser digitadas após o resumo.
  14. Os artigos devem atender fielmente às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  15. Nas referências, os títulos das obras e documentos devem estar em negrito, conforme os seguintes exemplos:

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Edição. Cidade: Editora, Ano. (Nome da Coleção).

SOBRENOME, Nome. Título do Capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título do Livro: subtítulo. Cidade: Editora, Ano. Páginas.
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Periódico, Volume, Número, Páginas, Ano.

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Cidade, Ano. Disponível em: < endereço eletrônico completo >. Acesso em: 15 dez. 2015.
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Tese ou Dissertação em (Área do Programa), Instituição, Cidade, Data.

 

  1. As citações de mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm, espaçamento simples, fonte tamanho 10, sem aspas.
  2. As citações com até três linhas devem ser feitas no corpo do texto, entre aspas.
  3. Os artigos que não estejam em língua portuguesa devem seguir as normas da American Psychological Association (APA).
  4. O texto não deve fazer qualquer referência explícita da autoria no corpo do texto, rodapé ou citações, para evitar a identificação do autor. Recomenda-se o uso do formato "XXX" em substituição ao nome do autor e ao título da obra. No caso de aprovação para publicação, a equipe editorial adicionará os dados com base nos metadados de cadastro dos autores, sendo fundamental o preenchimento do cadastro correto e completo.
  5. As notas de rodapé (se houver) devem ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários e restringir a conteúdos, e não à indicação de referências.
  6. As ilustrações (Tabelas, Gráficos, Figuras, Quadros), se houver, devem ser inseridas no corpo do texto, com resolução em 300 DPI. O número e o título devem ser inseridos na parte superior da imagem (Ex.: Tabela 1 – Quadro de Professores). Na parte inferior, deve-se citar a fonte (Ex.: Fonte: Acervo do Museu da Faced) e, se for o caso, textos explicativos de no máximo 03 (três) linhas.

 

Os Direitos Autorais para artigos publicados na Revista Labor são dos autores, que, ao submeterem o trabalho, concordam em ceder os direitos de primeira publicação para a revista.

A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.