Informação para Autores
Diretrizes para autores
A Revista Labor é uma publicação de fluxo contínuo, portanto os autores que desejarem submeter trabalhos poderão fazê-lo em qualquer período. Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente em formato de artigo.
O autor e coautores (se houver), ao enviar artigos à Revista Labor, aceitam cumprir todos os requisitos abaixo. Seguem as diretrizes:
- Os artigos devem ser submetidos exclusivamente pela internet, através do endereço periodicos.ufc.br/labor.
- Os artigos enviados devem atender ao Foco e Escopo da revista.
- Os artigos não podem ser enviados à outra revista em menos de seis meses.
- Os artigos devem ter, no mínimo, um doutor entre os autores.
- Os artigos não devem conter identificação de autor e coautor no texto. Esta informação será preenchida na tela de metadados, no sistema eletrônico de editoração de revistas disponível no site periodicos.ufc.br/labor.
- A participação de cada coautor (se houver) deve ser incluída no sistema eletrônico periodicos.ufc.br/labor, na opção “comentários ao editor”.
- A menção aos coautores do artigo deve seguir as recomendações do sistema de especificação CRediT, que esclarece os papéis de autoria ou contribuições: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização. Maiores detalhes podem ser conhecidos no Guia SciELO de Uso da Especificação CRediT.
- Os artigos devem seguir a formatação do template da Revista Labor.
- O arquivo deve ser digitado em Word for Windows (extensão .docx).
- O arquivo deve ter entre 12 e 24 páginas, incluindo título, resumo/abstract, palavras-chave/keywords, imagens, tabelas e referências.
- Os artigos escritos em português devem conter título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol. O artigo redigido em língua estrangeira, se for o caso, devem conter título, resumo e palavras-chave em português e em língua distinta.
- O resumo deve obedecer ao limite de 230 (duzentas e trinta) palavras.
- As palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco) devem ser digitadas após o resumo.
- Os artigos devem atender fielmente às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
- Nas referências, os títulos das obras e documentos devem estar em negrito, conforme os seguintes exemplos:
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Edição. Cidade: Editora, Ano. (Nome da Coleção).
SOBRENOME, Nome. Título do Capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título do Livro: subtítulo. Cidade: Editora, Ano. Páginas.
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Periódico, Volume, Número, Páginas, Ano.
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Cidade, Ano. Disponível em: < endereço eletrônico completo >. Acesso em: 15 dez. 2015.
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Tese ou Dissertação em (Área do Programa), Instituição, Cidade, Data.
- As citações de mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm, espaçamento simples, fonte tamanho 10, sem aspas.
- As citações com até três linhas devem ser feitas no corpo do texto, entre aspas.
- Os artigos que não estejam em língua portuguesa devem seguir as normas da American Psychological Association (APA).
- O texto não deve fazer qualquer referência explícita da autoria no corpo do texto, rodapé ou citações, para evitar a identificação do autor. Recomenda-se o uso do formato "XXX" em substituição ao nome do autor e ao título da obra. No caso de aprovação para publicação, a equipe editorial adicionará os dados com base nos metadados de cadastro dos autores, sendo fundamental o preenchimento do cadastro correto e completo.
- As notas de rodapé (se houver) devem ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários e restringir a conteúdos, e não à indicação de referências.
- As ilustrações (Tabelas, Gráficos, Figuras, Quadros), se houver, devem ser inseridas no corpo do texto, com resolução em 300 DPI. O número e o título devem ser inseridos na parte superior da imagem (Ex.: Tabela 1 – Quadro de Professores). Na parte inferior, deve-se citar a fonte (Ex.: Fonte: Acervo do Museu da Faced) e, se for o caso, textos explicativos de no máximo 03 (três) linhas.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Revista Labor são dos autores, que, ao submeterem o trabalho, concordam em ceder os direitos de primeira publicação para a revista.
A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.