Um estudo sobre rotatividade de pessoal a partir das entrevistas de desligamento em uma instituição hospitalar privada
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.43267Resumo
O mundo do trabalho encontra-se cada vez mais exigente e competitivo, urgindo por estratégias de gestão de pessoas que prezem pela retenção de talentos. Isso porque a rotatividade de pessoal, ou turnover, possui influência negativa sobre a saúde dos trabalhadores e organizacional, podendo ser considerada um sintoma do mal-estar na relação homem-trabalho-organização. Assim, conhecer as razões que comumente levam os trabalhadores a se desligar de uma organização é imprescindível para efetuar seu controle, prevenindo danos através de ações direcionadas. A partir disso, esta pesquisa se propôs a investigar e analisar o índice de turnover de uma instituição hospitalar privada, bem como suas causas, utilizando a entrevista de desligamento como ferramenta de coleta de dados. Foi encontrado um elevado índice de rotatividade (40,8%) na instituição pesquisada. Dentre as causas apontadas, estão: desvalorização dos trabalhadores; sobrecarga; despreparo do gestor e falta de liderança; baixos salários; falta de benefícios; presença de trabalhadores com perfil incompatível com o cargo; falhas no acompanhamento do processo de integração; problemas relativos ao ambiente de trabalho e relações interpessoais conflituosas. Como contribuição do estudo à organização e a seus trabalhadores, foram apresentadas algumas ações estratégicas vinculadas a uma proposta de boas práticas de gestão de pessoas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).