A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOS TRABALHADORES DA PESCA ASSOCIADOS A COLÔNIA DE PESCADORES ARTESANAIS Z-16 DE CAMETÁPA
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i14.6563Resumo
Este estudo questiona como o trabalho dos pescadores da Colônia de pescadores artesanais Z16 de Cametá- Pa, Brasil estar a materializar nesses sujeitos um conjunto de saberes? O objetivo é analisar os saberes construídos no trabalho da pesca. Na metodologia foram usados entrevistas semiestruturadas (MICHELAT, 1985), análise de conteúdo (FRANCO, 2007) e o materialismo histórico dialético (MARX, 2008). Os resultados evidenciam que os saberes dos pescadores são produzidos no trabalho da pesca e que esses são repassados de geração a geração. A conclusão aponta que os saberes se materializam através de relações dinâmicas que os pescadores estabelecem com o mundo da pesca da qual estar envolvido um conjunto de elementos entre os quais a cultura, a afetividade, o trabalho e o próprio saber.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).