TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA: ELEMENTOS INDISSOCIÁVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CRÍTICA NA ÁREA EDUCACIONAL.

Autores

  • Vanessa Gomes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i5.6640

Resumo

Para organizar o significado dos elementos em destaque, trabalho e formação humana objetiva-se compreender sua contextualização histórica e social, nas distintas vertentes que compõem a sociedade. Com isso, perceber que a história humana é atravessada por interesses das classes dominantes e dos modos de produção, de tal modo a desarticular o trabalho da formação humana, direcionando a educação conforme a divisão das classes e subordinando o trabalho ao capital. Na vertente crítica, o movimento consiste em consolidar os fundamentos históricos e sociais, do conhecimento humano, a fim de estruturar uma concepção histórico-crítica na área educacional, que reconhece o trabalho como princípio educativo.

Biografia do Autor

Vanessa Gomes da Silva

Enfermeira e Docente, Graduada pela Unigranrio – RJ e Mestranda pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fundação Oswaldo Cruz - RJ, Estatutária pelo Ministério Ciência e Tecnologia – INCA/RJ. Supervisora de estágio para o nível médio de Enfermagem.

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

SILVA, Vanessa Gomes da. TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA: ELEMENTOS INDISSOCIÁVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CRÍTICA NA ÁREA EDUCACIONAL. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 80–92, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i5.6640. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6640. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos