DA MANUFATURA À MAQUINARIA MODERNA: A SUBSUNÇÃO REAL DO TRABALHO AO CAPITAL
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i7.6706Resumo
O presente texto tem como intento discutir sobre o processo de transformação que ocorreu no modo de produção capitalista com a passagem da manufatura à indústria moderna, pois essa modificação na forma de produção, possibilitou a transição da subsunção formal para a subsunção real do trabalho ao capital. Para compreender essa modificação, recorreu-se, principalmente, à análise que Karl Marx desenvolveu em sua principal obra: O Capital: crítica da economia política. Nesta obra, o autor escreveu dois capítulos intitulados: Divisão do trabalho e manufatura e A maquinaria e a indústria moderna, nos quais procurou explicar historicamente que a transição da manufatura à indústria moderna foi o meio fundamental para a subsunção real do trabalho ao capital e para consolidação do modo capitalista de produção. A partir disto, o sistema capitalista tornou-se o modo de produção hegemônico, pois teve condições materiais para aumentar a produtividade do trabalho, o lucro e remover os entraves que a produção manufatureira impunha à expansão do capital.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).