Desafios da docência para a permanência dos estudantes em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.72024Palavras-chave:
Permanência estudantil. Evasão escolar. Pandemia.Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre os desafios da docência para a permanência dos estudantes em tempos de pandemia, especialmente quanto à integração e engajamento dos discentes na teia social e acadêmica da instituição de ensino. Esses elementos de integração têm sido apontados como de suma importância para a permanência dos estudantes, pois fortalecem seu vínculo com a comunidade escolar e sua identidade com o curso. Entretanto, em tempos de pandemia e ensino remoto mediado por tecnologias digitais, perguntamos: como esse novo cenário de ensino remoto tem desafiado a relação e a integração entre estudantes e docentes? Para responder a essa questão, a metodologia desenvolvida consistiu na identificação e análise de estudos sobre a docência em tempos de pandemia, disponíveis na base de dados do Google Acadêmico®. Os artigos analisados apresentam diferentes enfoques, relacionados, principalmente, às condições de trabalho docente, utilização de tecnologias digitais, saúde mental e emocional dos professores, relação professor-aluno e acirramento das desigualdades sociais no contexto do ensino remoto. Ainda que os artigos não relacionem de forma direta aspectos sobre docência, relação professor-aluno, evasão e permanência estudantil, verificou-se que elementos de integração entre estudantes, professores e instituição de ensino, ainda que sejam um desafio para a docência nesse contexto de ensino remoto, consistem num fator fundamental para que estudantes estejam motivados a persistir em seus estudos.
Referências
ARISTIMUÑO, Adriana. El abandono escolar, avances sobre sus características y políticas para superarlo. In: DORE, Rosemary; SALES, Paula Elizabeth Nogueira; SILVA, Carlos Eduardo Guerra (Orgs.). Educação Profissional e evasão escolar: contextos e perspectivas. Belo Horizonte: RIMEPES, 2017, p. 135-162.
BERNARD, Pierre Yves. Les inégalités sociales de décrochage scolaire. Paris: Cnesco, 2016.
CHARCZUK, Simone Bicca Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educ. Real. 45 (4), 2020.
DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e Evasão na Educação Técnica de Nível Médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.41, n.144, p. 772 – 789, set/dez 2011.
DORE, Rosemary; SALES, Paula Elizabeth Nogueira. Origem social dos estudantes como contraponto à evasão e à permanência escolar nos cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional. In: DORE, Rosemary; SALES, Paula Elizabeth Nogueira; SILVA, Carlos Eduardo Guerra (Orgs.). Educação Profissional e evasão escolar: contextos e perspectivas. Belo Horizonte: RIMEPES, 2017, p. 113- 134.
DUARTE, Alexandre William Barbosa; HYOLITO, Álvaro Moreira Hypolito. Docência em tempos de Covid-19: uma análise das condições de trabalho em meio à pandemia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 736-753, set./dez. 2020. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde
FABRIS, Elí Terezinha Henn; POZZOBON, Maria Cristina Cezar. Os desafios da docência em tempos de pandemia de covid-19: um “soco” na formação de professores. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 233-236, 2020. DOI: 10.15536/reducarmais.4.2020.233-236.1803.
FERNANDES, Sandra Faria. A docência e o currículo em tempos de pandemia. In: ABRAMOWICZ, Mere. et al. (Orgs.). Janelas para o mundo: olhares sobre o currículo em tempos de pandemia. São Paulo : Papo Educador, 2020, p. 11-17
FILHO SANTANA, Manoel Martins .Educação geográfica, docência e o contexto da pandemia COVID-19. Rev. Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 16, n. 1, Especial COVID-19. pág. 3-15, maio 2020.
FIOR, Camila Alves; MARTINS, Maria José. A docência universitária no contexto de pandemia e o ingresso no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–20, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 69-90.
GATTI, Bernadete A.; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GENTILE, Maurizio; TACCONI, Giuseppe. Early School Leaving: in search of measurements and educational policies. In: DORE, Rosemary; SALES, Paula Elizabeth Nogueira; SILVA, Carlos Eduardo Guerra (Orgs.). Educação Profissional e evasão escolar: contextos e perspectivas. Belo Horizonte: RIMEPES, 2017, p. 257-294.
IMBERNON, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2008.
KONRATH, Raquel Dilly. Novas competências necessárias para o exercício da docência: O que muda no ensino e aprendizagem com a pandemia? Muda? Revista Acadêmica Licencia&acturas, v. 8, n. 2, 2020
LIMA, Hommel Almeida de Barros; MOTA NETO, Ivaldo Barbosa de. Desafios encontrados pela docência no ensino remoto diante da pandemia: uma revisão bibliográfica. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 15–28, 2021.
OLIVEIRA, Michelly Queiroga de. "Docência na Educação Básica em tempos de pandemia: ações, estratégias eedagógicas e desafios enfrentados no ano letivo de 2020 da Escola Integral Professora Ana Cristina Rolim Machado." Research, Society and Development 9, no. 12 (2020).
PALUDO, Elias Festa. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 44-53, jul/dez., 2020. Universidade Federal de Santa Catarina.
RUMBERGER, Russell W.; THOMAS, Scott L. The distribution of dropout and turnover rates among urban and suburban high schools. Sociology of Education, v.73, p. 39-67, Jan. 2000.
SANTANA, Wilder Kleber Fernandes, et al. Distanciamento social e a docência universitária em meio à pandemia de Covid-19: implicações e benefícios. International Journal of Advanced Engineering Research and Science (IJAERS), v. 8, n. 4; Abr, 2021
SILVA, Juarez Ramos da. A docência em tempos de pandemia. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 2, n. 3, p. 296–301, 2021.
SILVA, Silvânia Lúcia De Araújo. Educação emocional para a docência: uma discussão necessária em tempos de pandemia. E-book: Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos - Volume 03... Campina Grande: Realize Editora, 2021. p. 860-875. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74347>. Acesso em: 22/07/2021
SILVEIRA, Isabel Orestes; DAVINO, Gláucia; OLIVEIRA, Pelópidas Cypriano de. Ensino, flexibilização e resiliência: reflexões sobre docência em tempos de pandemia. Rebento, São Paulo, n. 13, p. 164-192, jul/dez 2020.
TINTO, Vincent. Definir la Deserción: Una Cuestión de Perspectiva. Revista de La Educacion Superior. México, D.F. v. 18, n. 71, jul./set. 1989. Disponível em < http://publicaciones.anuies.mx/revista/71/1/3/es/definir-la-desercion-una-cuestion-de-perspectiva> Acesso em 10 out. 2019.
__________. Leaving College: rethinking the causes and cures of student attrition. 2 ed. Chicago, USA: The University of Chicago Press, 1993.
_________. Reflections on Student Persistence. Student Success, v.01, n. 02, p. 01-08, jul. 2017.
TIPPELT, Rudolf. Vocational Training and Drop out: reasons and prevention in dual systems. In: DORE, Rosemary; SALES, Paula Elizabeth Nogueira; SILVA, Carlos Eduardo Guerra (Orgs.). Educação Profissional e evasão escolar: contextos e perspectivas. Belo Horizonte: RIMEPES, 2017, p. 295-320.
VIEIRA, Jorge de Oliveira. Resiliência e docência: aspectos frente ao contexto de pandemia. Revista UniPaulistana - Contribuição para a disseminação do Conhecimento, v. 1 n. 1, 2020, p.01-11
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).