REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO MUNDO DO TRABALHO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Autores

  • Danielle Barbosa Santos
  • Robson Luiz de França

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i6.9302

Resumo

O presente trabalho analisa as questões que envolvem a relação Educação e Trabalho e tem como foco a formação profissional oferecida pelos programas de qualificação em Institutos Federais de Ensino Tecnológico. Possui como objetivo verificar se há uma relação entre a formação do trabalhador egresso dos cursos tecnológicos implantados no município de Uberaba-MG, e a real demanda ou vocação econômica de mão de obra especializada no mercado de trabalho dessa região. Parte-se da consideração que o percurso histórico da Educação Profissional no Brasil se estabeleceu a partir da reestruturação produtiva do mundo do trabalho e alterou de forma profunda as relações entre educação e sociedade, homem e trabalho, escola e mercado de trabalho. Constatase que a política de educação atual coopera para a formação de sujeitos acríticos, pois a uniformização da educação para todos não oferece educação necessária para contribuir na formação do homem crítico e politizado conforme afirmado nos discursos políticos. Apesar do crescimento da escolarização em nível técnico, tecnológico e superior com vistas à formação profissional as empresas não estão conseguindo preencher as vagas que exigem qualificação básica universitária, pois a escola e a Universidade não conseguem acompanhar o movimento dinâmico tecnológico do mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Danielle Barbosa Santos

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Especialista em Docência na Educação Superior; mestranda em Educação; colaboradora no Núcleo de Estudos Em Planejamento e Metodologia de Ensino da Cultura Corporal. Atualmente é bolsista CAPES.

Robson Luiz de França

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1990), Especializado em Tecnologias para Educação à Distància, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (1997). Possui doutorado em Educação na Linha de Politicas Públicas pela  Universidade Julio Mesquista Filho - UNESP/Araraquara. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e atua do Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa em Política e Gestão da Educação.

Downloads

Publicado

2017-03-25

Como Citar

SANTOS, Danielle Barbosa; FRANÇA, Robson Luiz de. REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO MUNDO DO TRABALHO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 50–63, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i6.9302. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/9302. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos