NOTAS SOBRE O DIREITO DE PETIÇÃO
Palavras-chave:
Direito de petição, Direito constitucional português, Direito comparadoResumo
O presente texto corresponde às notas tomadas com vista à arguição da lição de síntese da Doutora Maria Luísa da Conceição Duarte sobre o direito de petiçaõ, nas provas para obtenção do título de agregada, realizadas na Universidade de Lisboa em 1 e 2 de Novembro de 2007.Referências
AMARAL, Diogo Freitas do. Conceito e natureza do recurso hierárquico, I, Coimbra: Atlantida, 1981.
ANTUNES, Manuel Meirinho Antunes. SÁ, Jorge de Sá. O exercício do direito de queixa como forma de participação política. Lisboa: [s.e.], 2005.
CAETANO, Marcello. História do Direito Português (1140-1495). Lisboa: Verbo, 1981.
_____. Manual de Direito Administrativo. II, 9ª ed. Coimbra: Almedina, 1972.
ESMEIN, A. Éléments de droit constitutionnel français et comparé. 7ª ed., I, Paris : Sirey, 1921.
FREIRE, André. ARAÚJO, António de. LESTON-BANDEIRA, Cristina. LOBO, Marina Costa Lobo.
JELLINEK, Georg. Teoria general del Estado, Buenos Aires: Albatros, 1954.
LOPES PRAÇA. Estudos sobre a Carta Constitucional e o Acto Adicional de 1852. v. III, Coimbra: Imprensa Literária, 1878.
MAGALHÃES, Pedro. O Parlamento Português: uma reforma necessária. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais / Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 2002.
MAMOCO. SOUSA. Constituição Política da República Portuguesa – Comentada, Coimbra: Coimbra, 1913.
MIRANDA, Jorge. Manual de Direito Constitucional. v.V, VI, VII, Coimbra: Coimbra, 2007.
NOVAIS, Jorge Reis. Em defesa do recurso de amparo constitucional (ou uma avaliação crítica do sistema português de fiscalização concreta). Themis, nº 10, 2005.
PORTUGAL. Diário da Assembleia Constituinte, nºs 36 e 42, reuniões de 23 de Agosto e de 4 de Setembro de 1975.
RODRIGUES, Luís Barbosa. O direito de petição perante a Assembleia da República. In: Perspectivas constitucionais, II, obra colectiva, Coimbra [s.e], 1997.
VERDE, Giuseppe lo. L’evoluzione del diritto di petizione. Revista di Diritto Pubblico. 1938, I, p. 673 e ss.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.