RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO — RELAÇÃO ENTRE ADVERTÊNCIA E RECONHECIMENTO DA JUSTA CAUSA
Palavras-chave:
Justa Causa, Empregado, AdvertênciaResumo
O objetivo principal deste artigo, é demonstrar a importância da prévia advertência para o reconhecimento da dispensa por justa causa, com ênfase para resposta fundamentada do seguinte questionamento: É imprescindível a aplicação de advertência ao empregado, como forma de comprovar falta grave passível de demissão por justa causa no processo trabalhista, em situações que configuram justa causa por práticas habituais? Trata-se de questão relevante, para evitar decisões no processo trabalhista, não reconhecendo a demissão por justa causa aplicada ao empregado. Quanto à metodologia a ser utilizada nesta pesquisa, será descritiva, explicativa, com ênfase através da análise bibliográfica, documental e jurisprudencial.Referências
ALMEIDA, André Luiz Paes de. Direito do Trabalho: material, processual e legislação especial. 8. ed. São Paulo: Ridel, 2010.
BARROS, Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho. 8. ed. São Paulo: LTr, 2012.
BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. Decreto-Lei nº 5.452/ 1943. Congresso Nacional. 1943.
_______. Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional, 1988.
CARRION, Valentin. Comentários a Consolidação das Leis do Trabalho. 37. ed. Atual. São Paulo: Saraiva, 2012.
DANTAS JUNIOR, Aldemiro Rezende. Curso de Direito do Trabalho. 3. ed. Manaus: Gráfica Lorena, 2009.
_______. Curso de Direito Processual do Trabalho. 3. ed. Manaus: Gráfica Lorena, DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 12. ed. São Paulo: LTr, 2013.
NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho: história e teoria geral do direito do trabalho: relações individuais e coletivas do trabalho. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
SARAIVA, Renato. Direito do Trabalho. 13. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2013.
VANDERLINDE, Marcelo Ivo Melo. Hipóteses de rescisão por justa causa — Brasília-DF: 30 set. 2009. Disponível em: <http://www.clubjus.com.br/?artigos&ver=2.25667&hl=no>. Acesso em: 24 abr. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.