O MUNICÍPIO E SUA AUTONOMIA NA REPÚBLICA MILITAR
Palavras-chave:
Município, Autonomia, Centralização, Governo Militar, ConstituiçãoResumo
O objeto deste artigo é descrever as condições ou o status do município brasileiro durante o regime militar, aqui chamado como a República Militar (1964-1985). Esse status poderia possivelmente ser caracterizado como sendo principalmente centralizado, em detrimento da sua autonomia. Em síntese, ainda que as primeiras iniciativas do regime revolucionário foram considerar o município como um instrumento normativo dentro do desenvolvimento econômico do país, o peso do seu status econômico-administrativo provocou ainda mais a diminuição de qualquer resíduo da sua frágil autonomia.Referências
MELLO, Diogo Lordello de. The Discrimination of Income and the City, Revista de Administração jul-ago, 1965.
QUARTIM, João. Dictatorship and Armed Struggle in Brazil Bristol, N. L. B., 1971.
ROSENBAUM, H.J. TYLER, William (orgs.), Contemporary Brazil: Issues in Eonomic and Political Development. New York: Praeger Publishers, 1972.
SARAZATE, Paulo. A Constituição do Brasil ao Alcance de Todos. Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos, 1967.
SHERWOOD, Frank P. Institutionalizing the Grass Roots in Brazil. San Francisco: Chandler Publishing Co, 1967.
SKIDMORE, Thomas E. Politics in Brazil, 1930-1964. Nova York: Oxford University Press, 1967.
YOUNG, Jordan M. Brazil. In. JOHNSON, Ben G. Burnett. JOHNSON, Kenneth F. Johnson (orgs.) Political Forces in Latin America. Belmont: Wadswoth Publishing Co., 1970.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.