O HOLOCAUSTO BRASILEIRO E A RESPONSABILIDADE DO ESTADO EM RELAÇÃO AO DIREITO À SAÚDE E A PRESTAÇÃO DE REMÉDIOS AOS DOENTES PSIQUIÁTRICOS

Autores

  • Angelica Ferreira Rosa UFPR
  • Elimar Szaniawski UFPR

Palavras-chave:

Estado, Direito à Saúde, Prestação dos Remédios, Doenças Mentais.

Resumo

O presente trabalho tem o condão de abordar a temática do direito à saúde e em consequência da prestação dos remédios para doentes psiquiátricos como dever do Estado. O estudo do tema é relevante e indispensável para o direito devido à complexidade do assunto, a começar até mesmo pelo uso do termo “doente mental” que é utilizado por falta de outro que consiga traduzir a existência do sofrimento do sujeito, por isso, alguns o nomeiam como sofrimento psíquico. A Associação Americana de Psiquiatria é responsável pelo Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-DSM que caracteriza quais são os transtornos considerados como doenças mentais. Segundo a Organização Mundial de Saúde no mundo, uma em cada dez pessoas possuem algum distúrbio mental; estima-se que 700 milhões de pessoas sofram de alguma doença mental. Devido a isso, a situação dos doentes psiquiátricos no mundo é historicamente precária, inclusive no Brasil, pois muitos desses pacientes são negligenciados pela falta de tratamento adequado, incluindo os remédios, mas principalmente sendo tratados desumanamente pela carência de alimentação, vestimenta, o sofrimento de violência física e psicológica, como abusos sexuais, numa sociedade em que o louco não pertence nem nunca pertenceu a vida social.

Biografia do Autor

Angelica Ferreira Rosa, UFPR

Doutorado em andamento na Universidade Federal do Paraná 2016 na área de concentração Relações Sociais, linha de pesquisa Novos Paradigmas do Direito e orientação do Doutor Elimar Szaniawski. . Mestrado em direitos de personalidade pelo Centro Universitário de Maringá-Unicesumar.Formada pela Universidade Estadual de Maringá. Participa constantemente de eventos, congressos, palestras e simpósios e desenvolve projetos nas áreas Direito da Família,Direito Constitucional e Direito Civil, com ênfase nos direitos de personalidade. É advogada inscrita nos quadros da OAB 71475 Pr. Advogada dativa da Comissão de ética da subseção de Maringá-Pr. Jurada do Tribunal do Júri de Maringá-Pr. Parecerista da Revista Actio. angelicaferreirarosa@hotmail.com

Elimar Szaniawski, UFPR

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1974); Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1989); Doutor em Direito, pela Universidade Federal do Paraná (1997). Conselheiro consultivo editorial - Revista Jurídica Mater Dei. Ex-membro do Conselho da Editora Universidade Federal do Paraná. Associado do Instituto dos Advogados do Paraná- IAP e do Instituto Brasileiro de Direito Civil- IBDCIVIL. Professor Titular de Direito Civil da Faculdade de Direito- Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná e professor pesquisador no Programa de Pós-graduação em Direito, da UFPR. Ex-Chefe do Departamento de Direito Civil e Processual Civil, da Faculdade de Direito- Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná. Membro do Núcleo de Estudos em Direito Civil Constitucional, (Projeto Virada de Copérnico); Membro do Núcleo de Pesquisas em Direitos Humanos, da Universidade Federal do Paraná e Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito-CONPEDI. Advogado - ADVOCACIA ELIMAR SZANIAWSKI. Tem experiência na área de Advocacia, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: direito imobiliário, responsabilidade civil, direito de família, dano moral, direitos de personalidade e biodireito.

Referências

ARBEX, Daniela. Holocausto Brasileiro. 1 ed. São Paulo: Geração Editorial, 2013.

ARAÚJO, Luiz Alberto David. A proteção constitucional das pessoas com deficiência. 4 ed. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1997. 122 p.

BADIM, Marques, Silvia; GANDOLFI, Dallari, Sueli. Garantia do direito social à assistência farmacêutica no Estado de São Paulo. Revista de Saúde Pública. v. 41, n. 1, febrero, 2007. p. 3.

BALESTRA NETO, Otávio. A jurisprudência dos tribunais superiores e o direito à saúde revolução rumo à racionalidade. Revista de Direito Sanitário, São Paulo v.16 n.1, p. 87-111, mar./jun. 2015.

BARROSO, Luiz Roberto. Da falta de efetividade a judicialização excessiva: direito à saúde, fornecimento gratuito de medicamentos e parâmetros para atuação judicial. Disponível: << https://www.conjur.com.br/dl/estudobarroso.pdf>> Acesso: 29 out. 2017.

BOBBIO, Noberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BRAUNER, Maria Claudia Crespo; FURLAN, Karina Morgana. O crescente processo de medicalização da vida: entre a judicialização da saúde e o novo modelo biomédico. Direitos humanos, saúde e medicina: uma perspectiva internacional. Rio Grande do Sul: FURG, 2013. p. 103.

BRAZ, Kalini Vasconcelos; MONTENEGRO, Sandra. Efetivação do Direito à Saúde e Concessão de Medicamentos via Ação Judicial. AGU. Temas de Direito e saúde. Coletânea de artigos. Coordenação de Jefferson Carús Guedes e Juliana Sahione Mayrink Neiva. Brasília: Advocacia Geral da União, 2010. p. 50.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível: << http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>> Acesso: 29 out. 2017.

BRASIL. Lei nº 8.080 de 1990. Disponível: << http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm>> Acesso: 29 out. 2017.

BRASIL. Lei nº 12.401, de 28 de Abril de 2011. Disponível: << http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12401.htm>> Acesso: 11 nov. 2017.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional. 6. ed. Coimbra: Almedina, 1993. p. 41.

CAPONI, Sandra; VERDI, Marta; BRZOZOWKI, Fabíola Stolf; HELLMAN, Fernando. Contra a medicalização da vida. 2. ed. Curitiba: Prismas, 2013.

CASTRO, Sebastião Helvecio de Castro. Judicialização da Saúde. Revista do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte. Edição especial p. 130-134. 2016. p. 132.

COSTA, Wallace Feijó. Responsabilidade do Estado em face de políticas públicas ofensivas aos direitos fundamentais: internação de pacientes com transtornos mentais. Revista da Defensoria Pública da União. Brasília-DF, n. 7, jan. dez. 2014, p.295. Disponível:<< http://revistadadpu.dpu.def.br/index.php/dpu/article/view/50/46>>Acesso: 12 out. 2017.

DALLARI, Sueli Gandolfi. O Direito à Saúde. Rev. Saúde Pública de São Paulo. V.22. n.1 Feb. 1988. p. 58. Disponível: <<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101988000100008>> Acesso: 02 out. 2017.

Depresion and other common mental disorders. Global Health Estimates. Disponível: << http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/254610/1/WHO-MSD-MER-2017.2-eng.pdf?ua=1>> Acesso: 29 out. 2017.

DHESCA. Desafios dos Direitos Humanos no Brasil e a experiência das Relatorias Nacionais em Dhesca. Informe 2007-2009. Curitiba, 2009. p. 89.

ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra: segundo as observações do autor e fontes autênticas. Trad. B. A. Schumann. Supervisão, apresentação e notas José Paulo Netto. São Paulo: Boitempo, 2010.

FIRMINO, Hiram Firmino. Hospital Psiquiátrico de Barbacena, em Minas Gerais. Disponível: << https://www.youtube.com/watch?v=CVMGZqV2cP4>> Acesso: 16 out. 2017.

FONTE, Eliane Maria Monteiro da. Da institucionalização da loucura à reforma psiquiátrica: as sete vidas da agenda pública em saúde mental no Brasil. Revista do Programa de Pós-graduação em sociologia da UFPE. V. 1. N. 18. Ano 2012. Disponível: << http://www.revista.ufpe.br/revsocio/index.php/revista/article/view/60/48#sdfootnote12sym>> Acesso: 6 nov. 2017.

FOUCAULT, Michel. A História da Loucura na Idade Clássica. Tradução: José Teixeira Coelho Netto. São Paulo: Perspectiva, 1978.

GONÇALVES, Alda Martins; SENA, Roseny Rosangela de. A reforma psiquiátrica no Brasil: Contextualização e reflexos sobre o cuidado com o doente mental na família. Revista Latino-am Enfermagem 2001, mar. 9 (2). Disponível: << http://www.periodicos.usp.br/rlae/article/viewFile/1551/1596>> Acesso: 29 out. 2017.

LIMA, Vanessa Batista Oliveira; BRANCO NETO, Jofre do Rêgo Castello. Reforma psiquiátrica e políticas públicas de saúde mental no brasil: resgate da cidadania das pessoas portadoras de transtornos mentais. Disponível: << http://www.uni7setembro.edu.br/recursos/imagens/File/direito/ic2/vi_encontro/REFORMA_PSIQUIATRICA_E_POLITICAS_PUBLICAS_DE_SAUDE_MENTAL_NO_BRASIL.pdf>> Acesso: 30 out. 2017.

LIMA, Ricardo Seibel de Freitas. Direito à saúde e critérios de aplicação. V. 3. N. 2. Revista de Direito Público. Disponível: << https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/1324/790>> Acesso: 29 out. 2017.

________. Direitos à saúde e critérios de aplicação. In: (org) Sarlet, Ingo Wolfgang; Timm, Luciano Benetti. Direitos Fundamentais: orçamento e “reserva do possível”. Porto Alegre: livraria do advogado, 2010, p. 239/240.

LUCENA, Cíntia. Direito à saúde no constitucionalismo contemporâneo. O direito à vida. Cármen Lúcia Antunes Rocha (Coord.). Belo Horizonte: Fórum, 2004. p. 254.

MACHADO, Márcio Villela. Direito à saúde no Brasil: dos excessos verificados e da necessidade de estabelecimento de limites às prestações materiais do estado. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Direito, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Direito da PUC-RJ. Disponível: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/17126/17126_4.PDF> Acesso: 02 out. 2017.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretária de políticas de saúde. Projeto promoção da saúde. As cartas da promoção da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conselho Nacional de Saúde. Subsídios para a construção da política nacional de saúde ambiental. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

NOTÍCIA. Disponível:<< http://www.sbt.com.br/jornalismo/conexaoreporter/noticias/34/10801/Cabrini-entrevista-mae-de-paciente-que-morreu-em-polemico-hospital-psiquiatrico.html>> Acesso: 30 out. 2017.

NOTÍCIA. Disponível:<< http://www.ebc.com.br/cidadania/2015/08/mais-de-60-mil-pessoas-morreram-no-maior-manicomio-do-brasil>> Acesso: 05 out. 2017.

NOTÍCIA. Disponível: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/02/1860876-sob-protestos-mg-tenta-acabar-com-manicomio-que-ja-foi-o-maior-do-brasil.shtml> Acesso: 05 out. 2017.

NOTÍCIA. Disponível: <http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/3319.pdf> Acesso: 11 out. 2017.

NOTÍCIA. Disponível: << https://www.youtube.com/watch?v=XuXuXIrCq5s>> Acesso: 16 out. 2017.

OLIVEIRA, José Sebastião de; ROSA, Angélica Ferreira Rosa. O acesso à justiça :realidade ou ficção, neste início de século XXI?. Revista Jurídica Unicesumar. V. 16. N. 2. Maio/ago 2016. p. 563-584.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. O fundo das nações unidas para infância. Relatórios da conferência internacional sobre cuidados primários de saúde. Alma-Atss, 1978.

PAULUS JÚNIOR, Aylton; CORDONI JÚNIOR, Luiz. Políticas públicas de saúde no Brasil. Revista Espaço para a Saúde. Londrina, v.8, n.1, p.13-19, dez.2006. p. 17.

PERON, Paula Regina. A trágica história do hospital psiquiátrico de Colônia. Psic. Rev. São Paulo, volume 22, n.2, 261-267, 2013.

PESSINI, Leo; BARCHIFONTAINE, Christian de paul. Problemas atuais de bioética. São Paulo: Loyola, 2002, p. 95.

RELATÓRIO MUNDIAL DA SAÚDE. Financiamento do Sistema de Saúde. O caminho para a cobertura universal. Disponível: << http://www.who.int/eportuguese/publications/WHR2010.pdf?ua=1>> Acesso: 10 out. 2017.

SARLET, Ingo Wolfgang; FIGUEIREDO, Mariana Filchtiner. Algumas considerações sobre o direito fundamental à proteção e promoção da saúde aos 20 anos da Constituição Federal de 1988. Disponível:<< http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/processoAudienciaPublicaSaude/anexo/O_direito_a_saude_nos_20_anos_da_CF_coletanea_TAnia_10_04_09.pdf>> Acesso: 02 de out. 2017.

________. Algumas considerações em torno do conteúdo, eficácia e efetividade do direito à saúde na Constituição de 1988. Revista Eletrônica sobre a Reforma do Estado. Instituto de Brasileiro de Direito Público. n. 11. set. out. nov. 2007. Bahia. p. 7 Disponível:<< http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/31953-37383-1-PB.pdf>> Acesso: 15 out. 2017.

________. SARLET, Ingo Wolfgan (Org.). Dimensões da dignidade: ensaios de Filosofia do Direito e Direito Constitucional. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2005.

SARMENTO, Daniel; SOUZA NETO, Cláudio Pereira de. Direito Constitucional: teoria, história e métodos de trabalho. 1. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2012. p. 27.

SILVA, Leny Pereira da. Direito à saúde e o princípio da reserva do possível. Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Público, no Curso de Pós Graduação Lato Sensu, do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. p. 9. Disponível: << http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/processoAudienciaPublicaSaude/anexo/DIREITO_A_SAUDE_por_Leny.pdf>> Acesso: 02 out. 2017

SOUZA, Simone Elias de. Os “socorros públicos” no império do Brasil de 1822 a 1934. Dissertação apresentada a Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista-UNESP. Disponível: << https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/93420/souza_se_me_assis.pdf?sequence=1>> Acesso: 02 out. 2017.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Disponível: << http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=107451>> Acesso: 11 nov. 2017.

SCHULZE, Clenio Jair. O papel do Conselho Nacional e Justiça na judicialização da saúde. Coleção para entender a gestão do SUS de 2015. Disponível: <

http://www.conass.org.br/biblioteca/pdf/colecao2015/CONASS-DIREITO_A_SAUDE-ART_10B.pdf>> Acesso: 29 out. 2017.

TIMM, Luciano Benetti. Direitos Fundamentais: orçamento e “reserva do possível”. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010. p. 246/247.

TENÓRIO, Fernando. A reforma psiquiátrica brasileira, da década de 1980 aos dias atuais: história e conceitos. História, Ciências, Saúde. Manguinhos. Rio de Janeiro, vol. 9(1):25-59, jan.-abr. 2002.

TOLENTINO, Zelma Tomaz; OLIVEIRA, Liziane Paixão Silva. Um trem de doido: o holocausto brasileiro sob a perspectiva dos Direitos Humanos. Disponível: << https://www.google.com.br/search?q=Tolentino,+Zelma+Tomaz%3B+Oliveira,+Liziane+Paix%C3%A3o+Silva.+Um+trem+de+doido:+o+holocausto+brasileiro+sob+a+perspectiva&gws_rd=cr&dcr=0&ei=3DT1WY6rK8SewATsioTwBw#>> Acesso: 29 out. 2017.

VASCONCELLOS, Karina Menezes; JÚNIOR PERNISA, Carlos. Holocausto Brasileiro: uma análise crítica da narrativa jornalística. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Salto - SP – 17 a 19 jun. 2016. p.2.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Doutrina Nacional