GARANTIA OU VIOLAÇÃO DOS DIREITOS: O que pretende a Nova Reforma Trabalhista?
Palavras-chave:
Reforma Trabalhista. Direitos. Trabalhador. Empregador. Constituição.Resumo
Este artigo versa sobre a Lei nº 13.467, denominada Reforma Trabalhista, que entrou em vigor em 11 de novembro de 2017. Trata-se da mais relevante, profunda e ousada mudança ocorrida desde a Consolidação das Leis do Trabalho (criada pelo Decreto Lei nº 5.452/43), ainda no Governo de Getúlio Vargas. Neste texto pretende-se destacar as principais alterações, promovidas pela reforma, mas, sem a pretensão de esgotá-las, uma vez que foram mais de 100 artigos que sofreram alteração. Assim, buscar-se-á, ainda que de forma embrionária, conhecer as principais mudanças presentes nesta polêmica reforma trabalhista e, por seu turno, os principais impactos causados na vida do trabalhador. Utilizou-se da revisão bibliográfica como aporte metodológico, bem como, a abordagem hipotético-dedutivo, cuja toma por base a percepção e o aprofundamento teórico de um determinado problema, formulando e testando hipóteses em torno dele. A conclusão a que chegamos com esse estudo é de que a nova Reforma Trabalhista representará uma mudança sem precedentes nas relações de trabalhos, na medida que instituiu regimes de contratação, até então, inexistentes, atingindo frontalmente direitos constitucionalmente garantidos pela classe trabalhadora.
Referências
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 27 de nov. 2017.
CALEGARI, Luiz Fernando. Reforma trabalhista: medida provisória faz novas alterações na CLT. Disponível em: < https://jus.com.br/artigos/62032>. Acesso em: 28 de nov. 2017.
CISNEIROS, Gustavo. Reforma Trabalhista Interpretada e Comentada. Disponível em: . Acesso em: 28 de nov. 2017.
FROTA, Paulo Mont´Alverne. CLT Reforma Trabalhista– Lei 13.467/2017. Cotejo de Dispositivos da CLT atual com os da CLT Reformada. Disponível em: . Acesso em: 28 de nov. 2017.
RAMOS, Karine Dalmas. O Trabalho Intermitente na reforma trabalhista e suas
Particularidades. Disponível em: < https://jus.com.br/artigos/62325> Acesso em: 27 de nov. 2017.
SILVA, Homero B. Mateus da. Comentários à Reforma Trabalhista. Revista dos Tribunais: Barra Funda/SP, 2017, ISBN 978-85-203-7412-2.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.