O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS SALAS DE AULA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: FERRAMENTAS AGREGADORAS OU DISRUPTIVAS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM?

Autores

  • Carlos César Sousa Cintra Universidade Federal do Ceará
  • Eulália Emília Pinho Camurça Universidade Federal do Ceará
  • Ulisses Levy Silvério dos Reis Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Ensino jurídico, Metodologia, Tecnologias de informação e comunicação

Resumo

O presente artigo objetiva perquirir acerca do papel que as novas tecnologias de informação e comunicação possuem nas aulas ministradas no âmbito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Para tanto, além de correlacionar in abstracto aquelas ferramentas contemporâneas com a preocupação revelada pelos que se dedicam a discutir novos paradigmas trazidos pela metodologia do ensino jurídico, realizou-se uma pesquisa junto a três grupos de alunos do referido curso, para sondar as percepções dos discentes quanto ao emprego e aos resultados advindos do uso das mencionadas tecnologias de informação e comunicação. Como resultado do levantamento realizado, verificou-se que mais da metade dos docentes da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará efetivamente adotam o aludido instrumental para facilitar o processo de ensino, postura esta que segundo o alunado, mesmo com eventuais deficiências, tem a virtude de facilitar sobremaneira o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, os discentes também confirmaram a eficiência das novas tecnologias de informação e comunicação como proveitoso meio de interação que pode ser explorado fora da sala de aula para adicionar novos elementos aos conteúdos versados em sala de aula pelos professores.

Biografia do Autor

Carlos César Sousa Cintra, Universidade Federal do Ceará

Doutor e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Professor da Graduação e Pós-graduação da Unichristus. Professor Conferencista do IBET – Instituto Brasileiro de Direito Tributário. Membro do ICET – Instituto Cearense de Estudos Tributários. Advogado.

Eulália Emília Pinho Camurça, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará. Jornalista formada apela Universidade Federal do Ceará. Professora do Centro Universitário Sete de Setembro(Uni7).

Ulisses Levy Silvério dos Reis, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (PPGD/UFC). Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCJ/UFPB). Especialista em Direitos Humanos e Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor dos cursos de Graduação e Especialização em Direito da Universidade Potiguar (UnP).

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Publicado

2018-03-01

Edição

Seção

Doutrina Nacional