O PROCESSO CONSTITUCIONAL FRANCÊS
Palavras-chave:
Direito constitucional, jurisdição constitucional, França.Resumo
Uma disputa sobre a implementação de uma medida legislativa, uma decisão sobre este litígio com base nos princípios da publicidade entre ambas as partes e da imparcialidade do tribunal, uma decisão com a sentença de julgamento final: todos os ingredientes de um julgamento estão presentes. Eles podem ser melhorados, complementados, desenvolvidos e, a esse respeito, deve-se enfatizar que o modo de nomeação dos juízes constitucionais não é mais adaptado às suas funções judiciais. No entanto, nem a Corte de Cassação nem o Conselho de Estado, de uma só vez, respeitam todos os critérios formais e materiais do julgamento. De fato, o que está acontecendo no Conselho Constitucional é um verdadeiro julgamento constitucional, sem aspas.Referências
JAN, Pascal. Le Procès constitutionnel. Paris: LGDJ, coll. “Systèmes”, 2001.
ROUSSEAU, Dominique. Sur le Conseil constitutionnel, la doctrine Badinter et la démocratie. Paris: Descartes & Co, 1997.
SÉVERINO, Caterina. La Doctrine du droit vivant. Aix-em-Provence: Economica-PUAM, 2003.
SUDRE, Frédéric. Les Grands Arrêts de la Cour européenne des droits de l’homme. Paris: PUF, 2009.
ZAGREBELSKY, Gustavo. “La doctrine du droit vivant et la QPC”. Constitutions. Revue du droit constitutionnel apliqué, n.1, 2010.
Downloads
Publicado
2018-09-13
Edição
Seção
Doutrina Estrangeira
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.