LES DROITS DE PROPRIÉTÉ AU CŒUR DE LA PROBLÉMATIQUE ENVIRONNEMENTALE
Palavras-chave:
Direito de propriedade, Recursos ambientais, Tomada de Regulamentação.Resumo
O presente artigo enquadra o direito de propriedade no centro das questões ambientais. Aborda a perspectiva da Propriedade que oferece prosperidade econômica e ambiental, por intermédio da correlação entre o desempenho ambiental e a qualidade de propriedade. Cuida, também, do tema da apropriação de recursos ambientais e do princípio do poluidor-pagador. Enfoca, ainda, no desenvolvimento do conceito de direito de propriedade, que considera condições econômicas, políticas e sociais e da natureza dos recursos ambientais relacionados com o regime de propriedade. Reflete se os direitos de propriedade são direitos em extinção e como se posiciona o debate acerca da tomada de regulamentação (regulatory taking).Downloads
Publicado
2017-12-30
Edição
Seção
Doutrina Estrangeira
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.