O PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE SOCIAL NO SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL
Palavras-chave:
Solidariedade social. Constituição. Tributação. Expressões.Resumo
O princípio da solidariedade social, contemplado na Constituição de 1988, projeta seus efeitos no sistema tributário nacional. Múltiplas são as manifestações de sua aplicação no plano constitucional, valendo destacar, dentre elas, o princípio da capacidade contributiva; a generalidade da tributação; a progressividade; a solidariedade contributiva; bem como algumas normas imunizantes.Referências
CASALTA NABAIS, José. “Solidariedade social, cidadania e direito fiscal” in Solidariedade social e Tributação. Coord. Marco Aurélio Greco e Marciano Seabra de Godoi. São Paulo : Dialética, 2005, p. 110-140.
COSTA, Regina Helena. Princípio da Capacidade Contributiva. 4ª ed. São Paulo : Malheiros, 2012.
----------- Imunidades Tributárias. Teoria e Análise da Jurisprudência do STF. 3ª ed. São Paulo: Malheiros, 2015.
GRECO, Marco Aurélio. “Solidariedade social e tributação” in Solidariedade social e Tributação. Coord. Marco Aurélio Greco e Marciano Seabra de Godói. São Paulo : Dialética, 2005, p. 168-189.
SEABRA DE GODÓI, Marciano. “Tributo e Solidariedade Social” in Solidariedade social e Tributação, Coord. Marco Aurélio Greco e Marciano Seabra de Godoi, São Paulo, Dialética, 2005, p. 131-167.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.