RECEPCIÓN JURÍDICA NOVOHISPANA:
LA CONCIENCIA DEL JUEZ EN LA OBRA DE JERÓNIMO MORENO (SIGLO XVII)
Resumo
Resumen. Este artículo examina o problema da consciência do juiz através do manual de confessores, escrito pelo religioso dominicano Jerónimo Moreno. Pretende-se mostrar a circulação de uma literatura religiosa específica na Nova Espanha que, paralelamente às obras jurídicas, normava a conduta dos súbditos na Monarquia Católica.
Palabras-chave: consciência, Jerónimo Moreno, Nova Espanha
Downloads
Publicado
2019-12-31
Edição
Seção
"Normatividades ultramarinas: os jesuítas e o Direito nos Impérios ibéricos"
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.