TOMÁS DE AQUINO E OS DIREITOS HUMANOS
Resumo
O objetivo do presente estudo é apresentar o conceito de direitos humanos e, assim, construir uma breve reflexão sobre esta temática na obra de Tomás de Aquino. O estudo é orientado principalmente pela análise de partes específicas da Suma Teológica. Trata da discussão, desenvolvida por Tomás de Aquino, sobre o direito natural e a pessoa humana. Para o escolástico, só é possível se pensar, no campo da cosmoética, em pessoa humana se, anteriormente a esta, houver a pessoa divina. O ser homem tem uma dupla responsabilidade: é responsável pelo mundo e pela natureza e deve garantir o respeito, a integridade e a dignidade da vida humana. Por fim, afirma-se que os temas do direito natural e da dignidade da pessoa humana, desenvolvidos por Tomás de Aquino, são uma das bases modernas dos direitos humanos.
PALAVRAS-CHAVE: Tomás de Aquino. Dignidade da Pessoa Humana. Direitos Humanos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.