DUAS DÉCADAS DE COOPERAÇÃO UE-MERCOSUL
Palavras-chave:
Cooperação, União Europeia, MercosulResumo
A União Europeia e o Mercosul celebraram o Acordo-marco de cooperação inter-regional em 1995. O Acordo possui como objetivos o fortalecimento das relações existentes entre as Partes e a preparação de condições para a criação da associação inter-regional de caráter político e econômico. A associação inter-regional terá como base dois elementos: a cooperação política reforçada e a liberalização gradual e recíproca de todo o comércio entre as Partes. A intenção final do Acordo é o estabelecimento de uma zona de livre comércio. Entretanto, em duas décadas de negociações, os interesses políticos e protecionistas perduram nas negociações, a exemplo dos impactos negativos para a agricultura europeia. Na recente retomada das negociações, as principais questões colocadas são a definição sobre a forma da associação inter-regional pretendida e a coragem política para a formação de mega bloco econômico de livre comércio.Downloads
Publicado
2017-01-12
Edição
Seção
Doutrina Estrangeira
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.