The social vulnerability of the platform worker facing the Covid-19 pandemic: a new reading of working relations from the precariat concept
Resumo
Discute-se neste artigo o agravamento da vulnerabilidade do trabalhador inserido na economia de plataformas digitais durante a pandemia. Investiga-se os impactos da pandemia sobre os direitos fundamentais desses trabalhadores, discutindo-se os desafios do Direito diante da virtualização das relações de trabalho, com aporte nos conceitos de vulnerabilidade e desfiliação social encontrados em Robert Castel. Parte-se de uma visão crítica do direito, utilizando-se de uma abordagem transdisciplinar, por uma metodologia dedutiva de caráter qualitativo, a partir de revisão bibliográfica de literatura estrangeira e nacional. Conclui-se que a pandemia da COVID-19 evidenciou que o trabalho no século XXI passa por um desafio estrutural, pela intensificação do precariado, colocando para as organizações sindicais a missão de reorganizarem seus mecanismos de ação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.