A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES SOBRE O CASAMENTO HOMOAFETIVO À LUZ DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
Palavras-chave:
Direito de família. Princípios constitucionais. Fam ília contemporânea. Casamento ho- moafetivo.Resumo
O trabalho faz uma releitura do Direito de Família,sob a ótica da principiologia constitucional, desenhando a família comolocusprimeirode promoção da dignidade da pessoa humana, da igualdade e da cidadania. O estudo do temademonstrará que a família não cabe emmolduras estanques. O modelo de família atual é aquele em que impera a preocupação com afelicidade individual de seus membros e a plena realização da pessoa, com vistas à promoção dadignidade, vértice de todo o ordenamento constitucional. O trabalho abordará a evolução dafamília ao longo da história e analisará alguns princípios que informam a família contemporâ-nea. Embora a legislação não trate de todas as entidades familiares possíveis, isto não implica,como veremos neste trabalho, ilegitimidade destas entidades; ao contrário sua legitimidade seassentará nos princípios e valores constitucionais. Nesse contexto, analisaremos a dinamicidadeque permeia a formação familiar e dá força ao fatosocial, demonstrando que o conceito fechadode família é forma de controle nuclear da sociedade, razão pela qual defendemos que o Estado Democrático de Direito deve reconhecer a família como fato social, organismo aberto, mutante emaleável, razão pela qual o casamento homoafetivo deve ser admitido.Downloads
Edição
Seção
Doutrina Nacional
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.