THE REALITY OF BINDING PRECEDENT IN AMERICA
Keywords:
Precedente vinculante americano, ConstitucionalAbstract
Este artigo oferece ao leitor uma oportunidade de entender o uso da doutrina do precedente vinculante nos Estados Unidos, tanto no sistema federal quanto no estadual. O autor oferece comentários que adotam a posição segundo a qual o uso do precedente vinculante nos Estados Unidos da América fornece as bases para os estudantes de direito, advogados, professores de direito, juízes e legisladores poderem prever o que um tribunal deve decidir em um caso sujeito a um precedente estabelecido. O artigo explica como o precedente é criado e também como ele é usado pelos tribunais para julgar casos. Ademais, o material explica que o precedente vinculante nos Estados Unidos não significa que o precedente de um caso é escrito em pedra. A maneira pela qual o precedente pode vir a ser mudado é discutida, assim como as características necessárias da formação jurídica e as funções de apoio ao sistema judiciário que precisam existir para permitir a uma cultura jurídica a utilização com sucesso do precedente vinculante. O autor conclui que o método da formação jurídica e o sistema de apoio necessário para garantir o efetivo uso do precedente vinculante nos Estados Unidos é justificado pela estabilidade e previsibilidade das decisões legais que o conceito torna possível.Downloads
Issue
Section
Doutrina Estrangeira
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.