A MODERNA CONCEPÇÃO DO BEM JURÍDICO-PENAL ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Palabras clave:
Direito penal, organização do trabalho, competênciaResumen
O artigo procura apresentar novo conceito de organização do trabalho para fins penais. A evolução do conceito baseada na jurisprudência do STF será analisada, assim como se há necessidade de que os trabalhadores sejam atingidos, individual ou coletivamente, para que se caracterizem os crimes previstos no título IV da Parte Especial do Código Penal. O artigo conclui que compete à Justiça Federal processar e julgar os crimes contra a organização do trabalho, previstos no código penal, tendo em vista o conceito proposto para o bem jurídico na atualidade.Citas
ASSIS, Roberta Maria Corrêa de. Reforma trabalhista: caminhos e descaminhos. Disponível em http://www12.senado.gov.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/outras-publicacoes/agenda-legislativa/capitulo-26-reforma-trabalhista-caminhos-e-descaminhos. Acesso em 9/12/15.
ÁVILA, Humberto. Teoria dos Princípios: da definição à aplicação dos princípios jurídicos. 15ª ed. São Paulo: Malheiros, 2014.
DELGADO, Maurício Godinho. DELGADO, Gabriela Neves. Direito do trabalho e inclusão social – estrutura, evolução e papel da CLT no Brasil. Doutrinas Essenciais de Direito do Trabalho e da Seguridade Social, São Paulo, v. 1, set., 2012.
HUNGRIA, Nélson. LACERDA, Romão Côrtes de. Comentários ao código penal, v. VIII. Rio de Janeiro: Forense, 1947.
MANZINI, Vincenzo. Trattato di diritto penale italiano, v. VII. Torino: Editrice Torinese, 1951.
POZZO, Carlos Umberto del. O projeto de código criminal brasileiro (a caminho do positivismo criminológico). Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 35, n. 3, 1940.
PUIG, Mir. Introducción a las bases del derecho penal. Barcelona: Bosch, 1976.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.