PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS PARA INCLUSÃO DO CIDADÃO À PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA
Resumen
O presente artigo trata-se de uma pesquisa teórica sobre a Educomunicação, ações para inclusão do cidadão a Previdência Social e o Programa de Educação Previdenciária do Instituto Nacional do Seguro Social – PEP/INSS. Desta forma, realizar a aproximação da teoria e práticas da Educomunicação com o Programa de Educação Previdenciária/INSS. A Educomunicação como uma prática de comunicação para desenvolver a cidadania, inclusão social, acesso a informação, leitura crítica das informações e uso da informação para emancipação do cidadão. Por outro lado, o Programa de Educação Previdenciária/INSS como instrumento de educação social, informação e que visa a inclusão do cidadão na Política de Seguridade Social, de forma a abranger um maior público de trabalhadores no Regime Geral da Previdência Social - RGPS ou cidadão com acesso aos benefícios assistenciais. Deste modo, a pesquisa teórica em questão tem como premissa fazer a leitura em conjunto da teoria com a prática e identificar caminhos na Educomunicação que possam ser aplicados no Programa de Educação Previdenciária/INSS. Desta forma, a presente pesquisa identificou alguns caminhos e procedimentos a ser adotados para que as informações cheguem aos cidadãos de forma clara, inclusiva e emancipadora dos sujeitos de direitos. Portanto, percebe-se que é fundamental realizar a identificação e mapeamento dos sujeitos que são alvo das ações do programa, promover ações com pautas específicas e foco na inclusão digital, ações de inclusão social sobre benefícios assistenciais com foco na informação sobre os direitos, parcerias para desenvolver ações de inclusão digital e, ainda, ampliar os multiplicadores de informações previdenciárias. Por fim, entende-se que a Educomunicação vem ao encontro da Política Social do INSS de inclusão do cidadão a Seguridade Social, são ações complementares que objetivam a emancipação dos sujeitos e garantia de direitos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.