BALANCED SCORECARD NO SETOR PÚBLICO: ANÁLISE DOS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA IMPLEMENTAÇÃO DO FAROL DE DESEMPENHO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL
Resumen
A modernização da gestão pública depende de ferramentas e práticas bem-sucedidas que promovam a gestão por resultados. O Farol de Desempenho, construído sob a metodologia Balanced Scorecard descrita por Norton e Kaplan (1997), possibilita o monitoramento de metas e indicadores trimestralmente através do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Sua implementação se deu em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com apresentação de resultados consolidados para a instituição e para cada uma de suas 23 unidades, em interface interna e externa para facilitar o controle social. Este artigo apresenta um estudo de caso baseado em pesquisa documental nas publicações do Instituto e empregou a análise de conteúdo pelo método das categorias descrito por Bardin (1977), com o objetivo de analisar uma implementação do Farol do Desempenho à luz dos fatores críticos de sucesso (FCS) identificados por Cunha e Kratz (2016). A concepção e implementação do Farol foram descritos, e os FCS ajustados a cinco categorias de análise (1 - Comprometimento da alta gestão no processo; 2 - Envolvimento do máximo possível de pessoas no processo; 3 - Disseminação do Farol para toda a organização; 4 - Utilização do Farol como processo contínuo de aprimoramento; 5 - Certificação de que a visão estratégica de longo prazo está embutida no desenho do painel de desempenho do Farol). Concluiu-se que todas as categorias foram contempladas na implantação do Farol, com ressalvas quanto às categorias 2 e 5, que não foram integralmente observadas, apontando a necessidade de ações institucionais para adequação da sistemática de monitoramento. O estudo contribui para o tema acompanhamento do desempenho em instituições públicas, e aponta os passos seguintes para avaliação pós-implementação da ferramenta.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.