O vídeo como dispositivo na pesquisa com jovens estudantes: contorno(s) estético-ético-político(s)

Autores

  • Luciana Lobo Miranda Universidade Federal do Ceará
  • Mauro Michel El Khouri Universidade Federal do Ceará
  • Jose Alves de Souza Filho Universidade Federal do Ceara
  • Eveline Nogueira Pinheiro de Oliveira Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Pesquisa-intervenção, juventude, mídia, escola, vídeo

Resumo

Este trabalho discute a atuação do vídeo como dispositivo de pesquisa. A partir dos resultados de pesquisa-intervenção realizada em duas escolas públicas de Fortaleza, analisam-se as implicações estéticas, éticas e políticas envolvidas no encontro entre jovens estudantes e a experiência audiovisual. Fundamenta-se em conceitos-ferramenta da Análise Institucional francesa, como implicação, restituição e analisador para conceber o estudo como um pesquisar com os jovens e com as escolas. A pesquisa contou com duas oficinas de produção de vídeo que tiveram como tema a relação juventude e mídia. Cinco vídeos foram produzidos, os quais foram exibidos e debatidos nas duas escolas com a presença dos realizadores, professores e gestores. O uso do vídeo atuou como dispositivo no processo de construção de dados potencializado como documento, disparador de debate, produtor de analisadores, objeto de estudo e enunciador de si. A pesquisa-intervenção visa à criação de dispositivos que promovam a análise de questões por parte do coletivo institucional. Dessa forma, ao discutir o uso do vídeo como dispositivo de pesquisa, busca-se pensá-lo como estratégia de intervenção que visa gerar acontecimentos, favorecendo a produção de novas formas de pensar e agir na relação mídia-educação.

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Biografia do Autor

Luciana Lobo Miranda, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Psicologia pela PUC-RJ. Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará(UFC). Membro do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS) e Coordenadora do Programa de Extensão TVEZ:Educação para o uso Crítico da Mídia. Pesquisadora CNPq.

Mauro Michel El Khouri, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea. Mestre em Psicologia pela UFC na linha Cultura e Subjetividades Contemporâneas. Bacharel em Psicologia pela mesma instituição e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professor temporário da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI-UECE), no setor de Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação. E-mail: maurokhouri@gmail.com

Jose Alves de Souza Filho, Universidade Federal do Ceara

Mestrando em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea. Graduado em Psicologia pela UFC.

Eveline Nogueira Pinheiro de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha Processos Psicossociais e Vulnerabilidades Sociais. Graduada em Psicologia pela UFC.

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Publicado

2017-06-02

Como Citar

Miranda, L. L., El Khouri, M. M., Filho, J. A. de S., & de Oliveira, E. N. P. (2017). O vídeo como dispositivo na pesquisa com jovens estudantes: contorno(s) estético-ético-político(s). Revista De Psicologia, 8(1), 53–64. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/18790

Edição

Seção

Artigos