Psicanálise e rock: desconstruindo a intolerância religiosa na escola

Sidney Nilton de Oliveira

Resumo


 


 Nas duas últimas décadas têm aumentado assustadoramente os relatos de estudantes que sofreram atos de violência dentro da escola porque exerceram a sua sexualidade, a sua ideologia ou a sua religião.  Dentro das escolas ou em seus entornos temos idêntica situação. Mesmo considerando as particularidades regionais ou situacionais percebe-se que as manifestações de ódio se multiplicaram por todo o país.  Temas ou slogans fascistas não estão enterrados ou banidos como se pensava.  As crianças e adolescentes são, como todos e todas, sujeitos de seu tempo histórico e de seu contexto político, cultural e econômico. Cada forma de organizar nossa  vida social deixa suas marcas, cria seus sintomas e liberta seus fantasmas.  Em uma sociedade de classe, o desejo é capitulado pelas armadilhas do consumo e da manutenção da estrutura. Há poucas rotas de fuga e as contradições são escondidas de modo manifesto ou latente. Há de se decifrar os portais da emancipação.



Palavras-chave


psicanálise, rock, intolerancia

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor. (1995). Educação após Auschwitz. In: Palavras e sinais. Modelos críticos 2. Tradução de Maria Helena Ruschel. Vozes: Petrópolis.

DEBORD, GUY. (1997). A sociedade do espetáculo. Contraponto: Rio de Janeiro.

FREIDANDER, Paul. (2002). Rock and Roll – Uma História Social. Record: São Paulo.

FREIRE, Paulo (1997). Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra: São

Paulo.

FREIRE, Paulo. (2000) Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra: Rio de

Janeiro.

FREUD, Sigmund (2002). O mal-estar na civilização (1930). In: ______. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. vol. XXI. Imago: Rio de Janeiro.

GENTILI, Pablo e ALENCAR, Chico (2001). Educar na Esperança em Tempos de Desencanto. Vozes: Petrópolis.

JARES, Xesus. (2001). Aprender a convivir. Xerais:Vigo.

OLIVEIRA, Sidney (2010) . Psicanálise, Práticas Escolares e Direitos Humanos. Revista Adverbum 5 (1) Jan a Jul de 2010: pp. 03-09, Campinas.

OLIVEIRA, Sidney N. (2011). Educar para os Direitos Humanos em Época de Violência e Intolerância: Reflexões Psicanalíticas. Anais do I Congresso Internacional de Saúde Mental. Unicentro: Irati.

TURNER, Stive. (2009). The Beatles: A história por trás de todas as canções. Cosac Naify: São Paulo.

VITECK, Cristiano. (2007). Punk: Anarquia, Neotribalismo e Consumismo no Rock’n’Roll. Revista Espaço Plural. Ano VIII, n. 16, São Paulo.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

      

        

CNENlogo_livre2.png      ResearchBib      

    

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.