Tecnologias em saúde mental junto a adolescentes- Guardiões da Vida nas Escolas / Mental health technologies with adolescents - Guardians of Life in Schools

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.12.2.2021.15

Palavras-chave:

Adolescência, saúde mental, escola

Resumo

A existência de indicadores de sofrimento psíquico na adolescência contrasta com a oferta de políticas públicas e de tecnologia social disponível para essa população. Consideramos tecnologia social e afetiva, a construção de estratégias, produtos e objetos que possam ser utilizadas para mediar a relação do humano com a realidade e permitir a construção de novas possibilidades de pensar, agir, e fazer diante do vivido. Construímos uma metodologia de trabalho com e para adolescentes, Guardiões da Vida nas Escola, e elaboração de livreto de cuidados emocionais para adolescentes, com objetivo de fortalecer cuidados em saúde mental e prevenção ao suicídio, envolvendo articulação intersetorial de temáticas e fluxos em educação, saúde e assistência e o presente artigo procurará relatar o percurso dessa experiência e as estratégias construídas.

Palavras –chave: Adolescência; saúde-mental, escola

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Biografia do Autor

Alessandra Silva Xavier, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Psicologia e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Psicologia Clínica e Psicobiologia pela Universidade de Santiago de Compostela ,Espanha. Professora assistente V da Universidade Estadual do Ceará, do curso de Psicologia.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

Silva Xavier, A. (2021). Tecnologias em saúde mental junto a adolescentes- Guardiões da Vida nas Escolas / Mental health technologies with adolescents - Guardians of Life in Schools. Revista De Psicologia, 12(2), 198–208. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.12.2.2021.15

Edição

Seção

Dossiê "Políticas de Narrativas nas Pesquisas Participativas"