Understanding the concept of limit-situation: dialogues with the crisis ide

Authors

  • Lucian Borges de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Psicólogo. Bolsista de apoio técnico do grupo de pesquisa "Avaliação e Intervenção psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação". E-mail: lucianborges@yahoo.com.br
  • Ana Paula Moreira Moreira Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutoranda pelo programa de pós-graduação em psicologia da PUC-Campinas e membro do grupo "Avaliação e Intervenção psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação".
  • Raquel Souza Lobo Guzzo Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Keywords:

Crisis, Limit-Situation, Social Liberation Psychology.

Abstract

This work presents a theoretical study based on the framework of Liberation Social Psychology. We aim to reflect about two main concepts: crisis and limit-situation within from the standpoint of Leonardo Boff and Ignacio Martín-Baró. For this, we propose a reflected reading of three important articles written by each of them: Crisis – growth opportunity from Leonardo Boff and War and Psychosocial Trauma of the child in El Salvador and War and Mental Health for Ignacio Martín-Baró. The reflected reading is a methodological perspective that aims to find the similarities and differences or possible matches between the crisis and limit-situation ideas within the Liberation Social Psychology paradigm. Thus, it is expected to share and help to better understand the practical possibilities arising from Social Liberation Psychology.

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Author Biographies

Lucian Borges de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Psicólogo. Bolsista de apoio técnico do grupo de pesquisa "Avaliação e Intervenção psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação". E-mail: lucianborges@yahoo.com.br

Psicólogo. Bolsista de apoio técnico do grupo de pesquisa "Avaliação e Intervenção psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação".

Ana Paula Moreira Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutoranda pelo programa de pós-graduação em psicologia da PUC-Campinas e membro do grupo "Avaliação e Intervenção psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação".

Doutoranda pelo programa de pós-graduação em psicologia da PUC-Campinas e membro do grupo "Avaliação e Intervenção psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação".

Raquel Souza Lobo Guzzo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do programa de pós-graduação em psicologia da PUC-Campinas e líder do grupo de pesquisa "Avaliação e Intervenção psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação".

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Recebido em 22 de março de 2014.

Aprovado para publicação em 20 de abril de 2014.

Published

2017-12-19

How to Cite

de Oliveira, L. B., Moreira, A. P. M., & Guzzo, R. S. L. (2017). Understanding the concept of limit-situation: dialogues with the crisis ide. Journal of Psychology, 5(2), 96–107. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1479

Issue

Section

Artigos