Performance management by competences: report of experience in a Brazilian food company

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.11.1.2020.14

Abstract

O presente artigo objetiva discutir as potencialidades e os desafios envolvidos na gestão do desempenho por competências no contexto organizacional, por meio de um relato de experiência da implantação e desenvolvimento de um programa de gestão do desempenho por competências em uma empresa brasileira de alimentos, localizada no estado do Ceará, demandada pela necessidade de atualização e adaptação do processo de avaliação de gestão do desempenho na referida organização. A metodologia empregada no estudo foi realizada por meio de observação participante e análise documental. As etapas do programa de gestão do desempenho foram as seguintes: mapeamento de competências, atualização das descrições de cargo, sensibilização acerca do processo de gestão do desempenho, aplicação da avaliação de desempenho, tabulação e análise dos dados relativos ao desempenho, feedback, relatórios finais e planos de ação. Todas as etapas utilizaram, como base, contribuições teórico- metodológicas da área de gestão por competências. Os resultados obtidos viabilizaram a elaboração de um amplo diagnóstico, alcançando aproximadamente 1600 trabalhadores, sendo 150 ocupantes de cargo de gestão em todas as áreas da organização: industrial; administrativa; comercial; e logística/transportes. Nomeado diagnóstico propiciou subsídios para a redefinição das descrições de cargo, dos perfis de seleção e construção do plano semestral de treinamentos da organização. Entre os desafios identificados, destaca-se, a falta de preparação dos gestores para o feedback.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adauto de Vasconcelos Montenegro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor e Mestre em Psicologia pela UFC. Graduado em Psicologia pela UFC (2014). Possui Título de Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (CFP, 2018). Atualmente, ocupa o cargo de Psicólogo (CRP 22/01993) na Universidade Federal do Maranhão, lotado na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil.

Raquel Libório Feitosa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora (2019) e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2008) e Mestrado Executivo (Executive MBA Santé) pela Université Paris-Dauphine, França (2014). Psicóloga Organizacional da Universidade Federal do Ceará desde 1995, atualmente exercendo as funções de Assistente Editorial da Revista de Psicologia da UFC, Coordenadora do programa RINEPE (Rede Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Liderança e Empreendedorismo).

Titulo profissional de especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo CFP e experiência de vinte anos na referida área, atuando principalmente com: coordenação de recursos humanos, consultorias em empresas públicas e privadas, docência em disciplinas de graduação e pós-graduação, pesquisas científicas (Clima e Comprometimento organizacional, Liderança em perspectiva intercultural e IMBA), treinamentos, coordenação de eventos técnico-científicos e supervisão de bolsistas e estagiários.

References

BENDASSOLI, P. F.; MALZEVVI, S. In: BORGES, L. O.; MOURÃO, L. (orgs.). O Trabalho e as Organizações: atuações a partir da Psicologia. São Paulo: Artmed, 2013.

BENETTI, K. C.; GIRARDI, D. M.; DALMAU, M. B. L.; MELO, P. A.; PARRINO, M. D. C. Avaliação de desempenho por competências: a realidade do CODT - Centro Oftalmológico de Diagnose e Terapêutica. Revista de Ciências da Administração, v. 9, n. 19, p. 50-59, 2007.

BORTOLUZZI, S. C.; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L.; VALMORBIDA, S. M. L. A Avaliação de desempenho em redes de pequenas e médias empresas: estado da arte para as delimitações postas pelo pesquisador. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 202-222, 2011.

BRANDÃO, H. P.; BORGES-ANDRADE, J. E.; GUIMARAES, T. A. Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento. Rev. Adm. (São Paulo), São Paulo, v. 47, n. 4, p. 523-539, 2012.

BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. A. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto?. Rev. adm. empres., São Paulo, v. 41, n. 1, p. 8-15, 2001.

BRANDÃO, H. P.; ZIMMER, M. V.; PEREIRA, C. G.; MARQUES, F.; COSTA, H. V.; CARBONE, P. P.; ALMADA, V. F. Gestão de desempenho por competências: integrando a gestão por competências, o Balanced Scorecard e a Avaliação 360 graus. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 42, n. 5, p. 875-898, 2008.

CARBONE, P. P.; BRANDÃO, H. P.; LEITE, J. B. D. Gestão por competências e gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

CAVAZOTTE, F. S. C. N.; MORENO JR., V. A.; TURANO, L. M. Cultura de aprendizagem contínua, atitudes e desempenho no trabalho: uma comparação entre empresas do setor público e privado. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 49, n. 6, p. 1555-1578, 2015.

CAMPBELL, J. P.; MCCLOY, R. A.; OPPLER, S. H.; SAGER, C. E. A theory of performance.

In: SCHMITT, E.; BORMAN, W. C. (ed.). Personell selection in organizations. San Fran- cisco: Joey Bass, 1993.

COELHO JÚNIOR, F. A. (2009). Suporte à aprendizagem, satisfação no trabalho e desempenho: um estudo multinível (Tese de doutorado não publicada). Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

COELHO JUNIOR, F. A.; BORGES-ANDRADE, J. E. Efeitos de variáveis individuais e contextuais sobre desempenho individual no trabalho. Estud. psicol. (Natal), v. 16, n. 2, p. 111-120, 2011.

DONATO, J.; KUBO, E.; PEREIRA, R.; OLIVA, E. Repensando a lógica de avaliação de desempenho individual: Um estudo empírico em um Banco de Desenvolvimento no Nordeste do Brasil. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão, Lisboa, v. 12, n. 4, p. 50-62, 2013.

FERNANDES, B. H. R.; FLEURY, M. T. L.; MILLS, J. Construindo o diálogo entre competência, recursos e desempenho organizacional. Rev. adm. empres., São Paulo, v. 46, n. 4, p. 1-18, 2006.

FONTENELE, M. F. M. Gestão do desempenho humano: um estudo de caso em um Hospital Geral de Fortaleza (CE). Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, supl. 1, p. 1315-1324, 2010.

FRESE, M.; ZAPF, D. Action as core of work psychology: a German approach. In: TRIANDIS, H. C.; DUNETTE, M. D.; HOUGH, L. M. (Eds.). Handbook of Industrial and Organiza- tional Psychology, 4. Consulting Psychologists Press: Palo Alto, 1994.

GONÇALVES, V.L.M.; LEITE, M. M. J.; CIAMPONE, M. H. T. A pesquisa-ação como método para reconstrução de um processo de avaliação de desempenho. Cogitare Enfermagem, v. 9, n. 1, p. 50-59, 2004.

LACERDA, R. T. O.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. Uma análise bibliométrica da literatura sobre estratégia e avaliação de desempenho. Gest. Prod., São Carlos, v. 19, n. 1, p. 59- 78, 2012.

LOTTA, G. S. Avaliação do desempenho na área pública: perspectivas e propostas frente a dois casos práticos. RAE Eletrônica, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2002.

MUNCK, L.; MUNCK, M. G. M.; SOUZA, R. B. Gestão de pessoas por competências: análise de repercussões dez anos pós-implantação. RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online), São Paulo, v. 12, n. 1, p. 4-52, 2011.

NIEMEYER, J. R. L.; CAVAZOTTE, F. S. C. N. Ethical leadership, leader-follower relation- ship and performance: a study in a telecommunications company. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 67-92, 2016.

PHILADELPHO, P. B. G.; MACEDO, K. B. Avaliação de desempenho como um instrumento de poder na gestão de pessoas. Aletheia, Canoas, n. 26, p. 27-40, 2007.

PULAKOS, E. D.; SHCMITT, N.; DORSEY, D. W.; HEDGE, J. W. Predicting Adaptive Performance: Further Tests of a Model of Adaptability. Human Performance, v. 15, n. 4, p. 299- 323, 2002.

REIFSCHNEIDER, M. B. Considerações sobre avaliação de desempenho. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 58, p. 47-58, 2008.

SILVA, L. V.; LUZ, T. R. Gestão por Competências um Estudo dos Impactos gerados na Avaliação de Desempenho e Remuneração. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 539-561, 2011.

SOTOMAYOR, A. M. S. B. Avaliação de desempenho e compromisso organizacional: a perspectiva da justiça organizacional. Revista Universo Contábil, v. 3, n. 3, p. 87-100, 2007.

UBEDA, C. L.; SANTOS, F. C. A. Os principais desafios da gestão de competências humanas em um instituto público de pesquisa. Gest. Prod., São Carlos, v. 15, n. 1, p. 189-199, 2008.

WALDMAN, David A.; AVOLIO, Bruce J. Aging and work performance in perspective: con- textual and developmental considerations. In: FERRIS, G. R.; ROWLAND, K. M. (Ed.). Re- search in personnel and human resources management. Greenwich, CT: JAI Press,

Published

2020-01-01

How to Cite

Montenegro, A. de V., & Feitosa, R. L. (2020). Performance management by competences: report of experience in a Brazilian food company. Journal of Psychology, 11(1), 184–197. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.11.1.2020.14

Issue

Section

Relatos de Experiência