A imagem na pesquisa em psicologia social: um possível encontro da etnografia com o documentário cinematográfico
Palabras clave:
pesquisa, imagem, cinema, metodologia, etnografia.Resumen
Este artigo discute a aproximação entre os métodos de produção de um documentário cinematográfico e de uma pesquisa em psicologia social de cunho etnográfico e como estas duas formas de elaboração de saberes podem se constituir mutuamente. A partir da experiência de realizar uma pesquisa etnográfica paralelamente à produção de um documentário, o texto problematiza os posicionamentos políticos, éticos e estéticos que as produções desses dois campos implicam. É analisado como foi o ingresso no campo de pesquisa, as condições de produção das imagens e a montagem dodocumentário e do texto da pesquisa – momentos esses que dão visibilidade ao modo como a etnografia e o cinema documentário podem se encontrar no processo de imersão em um campo a ser pesquisado. A discussão da experiência vivida em ambos os processos dialoga com teóricos da antropologia, como José Magnani e Massimo Canevacci, e com a perspectiva de cinema documentário do teórico francês Jean-Louis Comolli e Eduardo Coutinho. Essas abordagens teóricas possibilitaram fundamentar a aproximação e o intercâmbio proposto entre uma produção artística e outra acadêmica, bem como afirmar a potência das imagens para a pesquisa.
Descargas
Citas
Bakthtin, M., Voloshinov, V. (2006). Marxismo
e Filosofia da Linguagem. São
Paulo: Hucitec.
Bakhtin, M. (2010). Problemas da Poética
de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense
Universitária.
Caixeta, R., & Guimarães, C. (2008). Pela
Distinção Entre Ficção e Documentário,
Provisoriamente. In J.-L. Comolli, Ver e
Poder: a inocência perdida: cinema, televisão,
ficção, documentário (p. 32-49).
Belo Horizonte: UFMG.
Canevacci, M. (2004). A Cidade Polifônica.
São Paulo: Studio Nobel.
Canevacci, M. (2008). Fetichismos Visuais.
São Paulo: Ateliê Editorial.
Comolli, J.-L. (2008). Sob o risco do real. In
J.-L. Comolli, Ver e Poder: a inocência perdida:
cinema, televisão, ficção, documentário
(p. 169-178). Belo Horizonte: UFMG.
Coutinho, E. (1997). O cinema documentário
e a escuta sensível da alteridade.
Revista Projeto História, 15, 165-191. Deleuze, G. (2007). A imagem-tempo. São
Paulo: Brasiliense.
Deleuze, G., & Guattari, F. (1995). Mil
platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de
Janeiro: Editora 34.
Drummond de Andrade, C. (2011). Alguma
Poesia. Rio de Janeiro: Record.
Fiorin, J. L. (2009). Língua, discurso e política.
Alea: Estudos Neolatinos 11(1),
-165.
Frochtengarten, F. (2009). A entrevista
como método: uma conversa com Eduardo
Coutinho. Psicologia USP, 20(1), 125-138.
Furtado, J. R. (2007). Inventi(cidade) : os
processos de criação no graffiti. Dissertação
de mestrado, Departamento de
Psicologia, Universidade Federal de Santa
Catarina, Florianópolis.
Magnani, J. (2002). De perto e de dentro:
notas para uma etnografia urbana.
Revista Brasileira De Ciências Sociais,
(49), 11-29.
Magnani, J. (2009). Etnografia como prática
e experiência. Horizontes Antropológicos,
(32), 129-156.
Maheirie, K., Strappazzon, A., Muller, F. L.,
Sevegnani, D. M., & Barreto, F. (2014).
Subjetivação, criação e produção audiovisual:
uma experiência em torno de um
espetáculo musical. Psicologia &
Sociedade, 26, 84-92.
Marco, G. de, Andrade, A. L. O., & Santo,
C. S. do E. (2008) Documentário: um
outro campo experimental no estudo dos
processos de subjetivação. Estudos de
Psicologia, 13(3), 275-284.
Oliverira, R. C. de. (2000). O Trabalho do
Antropólogo. São Paulo: UNESP.
Peixoto, C. E. (1998). Caleidoscópio de imagens:
uso do vídeo e a sua contribuição à
análise das relações sociais. In B.
Feldeman-Bianco & M. L. M. Leite (Orgs.),
Desafios da imagem: fotografia, iconografia
e vídeo nas ciências sociais (p. 213-
. Campinas: Papirus.
Peixoto, C. E., & Novaes, S. C. (2008). Paul
Henley: o antropólogo-cineasta que faz cineastas.
Revista de Antropologia, 51(2),
-785.
Ribeirto, J. da S. (2005). Antropologia visual,
práticas antigas e novas perspectivas
de investigação. Revista de Antropologia,
(2), 613-648.
Samain, E., & Mendonça, J. M. de. (2000).
Entre a escrita e a imagem. Diálogos com
Roberto Cardoso de Oliveira. Revista de
Antropologia, 43(1), 185-236.
Santos, B. de S. (2010). Um discurso sobre
as ciências. São Paulo: Cortez.
Zago, N. (2003). A entrevista e seu processo
de construção: reflexos com base na experiência
prática de pesquisa. In N. Zago,
M. P. Carvalho & R. A. T. Vilela (Orgs.),
Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas
em sociologia da educação (p.
-309). Rio de Janeiro: DP&A.
Zanella, A. V. (2010) Psicologia Social...
arte... relações estéticas... processos de
criação...: fios de uma trajetória de pesquisa
e alguns de seus movimentos. In A.
V. Zanella & K. Maheirie (Orgs.), Diálogos
em Psicologia Social e Arte (p. 29-38).
Curitiba: CRV.
Zanella, A. V. (2013). Perguntar, registrar,
escrever: inquietações metodológicas. Porto
Alegre: Sulina/Editora da UFRGS.
Zanella, A. V., & Sais, A. P. (2008).
Reflexões sobre o pesquisar em psicologia
como processo de criação ético, estético
e político. Análise Psicológica,
(4), 679-687.
Zanella, A. V., & Tittoni, J. (Orgs.). (2011).
Imagens no Pesquisar: experimentações.
Porto Alegre: Dom Quixote.