Economia solidária e o novo espírito do capitalismo: uma análise do discurso dos trabalhadores do Assentamento Coqueirinho

Autores/as

  • Camila Moreira Maia Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Idilva Maria Pires Germano Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Sociologia.

Palabras clave:

Economia Solidária, Novo Espírito do Capitalismo, Análise de Discurso Crítica.

Resumen

Os incentivos à Economia Solidária concedidos nos últimos governos federais (2002 – 2013) têm fomentado formas de ser, de (inter)agir e de representar que, apesar de posicionarem o trabalho coletivo solidário como uma alternativa ao capitalismo, estão em consonância com ordens de discurso que legitimam e justificam esse mesmo modo de produção. Este trabalho visa compreender de que forma discursos de trabalhadores de empreendimentos coletivos solidários ajudam a reproduzir a ordem social característica do atual período do capitalismo (a partir de 1970). Foram analisados discursos de trabalhadores do Assentamento Coqueirinho (Ceará), obtidos através de entrevistas e de observação participante, mediante estratégias baseadas na Análise de Discurso Crítica (ADC) desenvolvida por Fairclough (2001; 2003; 2005) e Fairclough e Chouliaraki (1999) e elementos da Nova Sociologia do Capitalismo de Boltanski e Chiapello (1999). A análise revela que, apesar de criticarem o capitalismo, os discursos dos trabalhadores funcionam de modo a reproduzir formas de representação, de interação e de identidade características do regime de justificação do novo espírito do capitalismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Moreira Maia, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

Idilva Maria Pires Germano, Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Sociologia.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

Citas

Boltanski, L. & Chiapello, E. (2009). O novo espírito do capitalismo. São Paulo: wmf

martinsfontes,

Fairclough, N. (2001). Discurso e mudança social. Brasília: Editora UNB.

Fairclough, N. (2003). Analysing discourse. Londres: Routledge.

Fairclough, N. (2005) Critical discourse analysis. Marges Linguistique, 9, 76 – 91.

Fairclough, N. &. Chiapello, E. (2002) Understanding the new management ideology: A transdisciplinary contribution from critical discourse analysis and new sociology of capitalism. Discourse & Society, 13 (2), 185 – 208.

Fairclough, N. & Chouliaraki, L. (1999). Discourse in late modernity: Rethinking critical discourse analysis. Cambridge: Edinburgh University Press.

Resende, V. M. (2008). Análise de discurso crítica e etnografia: O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, sua crise e o protagonismo juvenil. Tese de Doutorado em Linguística, Programa de pós-graduação em Linguística - Universidade de Brasília. Brasil.

Resende, V. M. & Ramalho, V. (2006). Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto.

Notas

(1) Pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Recebido em 22 de março de 2014.

Aprovado para publicação em 20 de abril de 2014.

Publicado

2014-12-19

Cómo citar

Maia, C. M., & Germano, I. M. P. (2014). Economia solidária e o novo espírito do capitalismo: uma análise do discurso dos trabalhadores do Assentamento Coqueirinho. Revista De Psicologia, 5(2), 39–52. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1475

Número

Sección

Artigos