Precisamos verdadeiramente de um verdadeiro sexo? Análise do filme Tomboy pelas lentes de Michel Foucault / Do we truly need a true sex? Analysis of the film Tomboy through the lenses of Michel Foucault
Resumen
O presente ensaio tem como objetivo analisar o filme Tomboy por meio da discussão acerca da constituição do sujeito engendrado no dispositivo de sexualidade proposto pelo filósofo francês Michel Foucault. O filme apresenta a história de uma garota que cria uma identidade socialmente demarcada como masculina, após se mudar para uma nova localidade com sua família. No artigo, abordamos primeiramente o roteiro do filme e os motivos pelos quais escolhemos esse título cinematográfico. Posteriormente, dedicamo-nos às contribuições que o filósofo Foucault deixou como legado diante da temática referente à sexualidade. Para finalizar, apresentamos fragmentos do filme Tomboy, articulando-o com os operadores e ferramentas foucaultianas, de sorte a problematizar pontos significativos que dizem respeito à nossa atual “experiência de sexualidade”, construída repleta de normas e binarismos. Trata-se, portanto, de um arquear provisório sobre os modos de pensar a constituição do sujeito, em função de sua sexualidade, estreitando a problemática ligadas à relação saber-poder, saber-verdade.
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