Parentalidades adotante e biológica: dois lados do vínculo familiar

Autores/as

  • Susana Kramer Mesquita Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Raissa Ruana Matias de Lima
  • Cíntia Viana Ramos

Palabras clave:

Adoção, Parentalidade, Psicodrama.

Resumen

Trata-se de um projeto continuado, na disciplina de Práticas Integrativas II (Psicologia), em parceria com uma instituição-abrigo. A análise dos casos, a metodologia das ações e as discussões teóricas se aportam na abordagem sociodramática, enfatizando o exercício da criatividade e da espontaneidade como modo de ampliação dos vínculos e transformação das relações, e a dramatização como exercício de protagonismo. O artigo evidencia a vivência de um grupo de pais biológicos e adotantes, com forte repercussão para os participantes, em que uma das protagonistas desejava reaver a guarda de seu neto já adotado por outra família. Participam um casal finalizando o processo de adoção de seu primeiro filho e uma senhora que desejava reaver a guarda de suas netas que ainda estavam na instituição. Algumas importantes reflexões foram realizadas, em que tanto a representante da família biológica, como os pais adotivos ressignificaram seus pontos de vista a respeito da adoção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Susana Kramer Mesquita Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Sou docente desde 1986, primeiro na UNIFOR (Universidade de Fortaleza) e, depois, na UFC (Universidade Federal do Ceará). Completei o mestrado em 2000 (UFPe) e o doutorado em 2008 (UnB). Tenho estruturado e coordenado um laboratório de estudos, pesquisas e intervenções em relações interpessoais desde 2014.

Publicado

2018-07-01

Cómo citar

Mesquita Oliveira, S. K., Matias de Lima, R. R., & Viana Ramos, C. (2018). Parentalidades adotante e biológica: dois lados do vínculo familiar. Revista De Psicologia, 9(2), 175–182. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/32943

Número

Sección

Artigos