O funcionamento da escola e a atuação do psicólogo: o projeto político pedagógico como mediador dessa relação

Autores/as

  • Amanda Antunes Miranda Universidade Federal do Ceará
  • Cibele Maria Gouveia de Vasconcelos Universidade Federal do Ceará
  • Veriana de Fátima Rodrigues Colaço Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

Psicologia Escolar, projeto político pedagógico, educação especial.

Resumen

O Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola constrói-se a partir da reflexão sobre as suas finalidades, bem como explana o seu papel social e define caminhos e ações a serem compreendidos na dinâmica escolar. Reunindo crenças, conhecimentos sobre o contexto social e científico, o PPP constitui-se como um compromisso pedagógico e político para com a sociedade. O presente estudo objetiva refletir sobre o papel do PPP na construção do campo de atuação da Psicologia Escolar, denotando a mediação necessária entre a proposta pedagógica da escola e atuação do Psicólogo. Trata-se de um relato de experiência, decorrente de um trabalho realizado na disciplina Psicologia Escolar/Educacional II, que consistiu em visita e entrevistas em uma escola estadual de educação para surdos, localizada na cidade de Fortaleza/CE. A metodologia de perspectiva qualitativa pautou-se em revisão bibliográfica, observação da escola e entrevista com alguns profissionais da instituição. Foi possível compreender as formas que a educação especial potencializa o desenvolvimento de alunos com surdez, assim como avaliar a relevância da Psicologia Escolar nesse contexto. Tal experiência apresentou-se como uma oportunidade de refletir sobre a relação entre a psicologia e a educação, analisando os padrões educacionais vigentes, possibilitando outro olhar crítico sobre eles.

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Biografía del autor/a

Amanda Antunes Miranda, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID) da UFC.

Cibele Maria Gouveia de Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID) da UFC.

Veriana de Fátima Rodrigues Colaço, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona (UB/ ES). Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Educação Brasileira.  Membro do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança - NUCEPEC/UFC e do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Identidade e Discurso nas Práticas Educativas - LUDICE/UFC. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Linguagem, Práticas Culturais e Cidadania.

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Publicado

2016-07-30

Cómo citar

Miranda, A. A., de Vasconcelos, C. M. G., & Colaço, V. de F. R. (2016). O funcionamento da escola e a atuação do psicólogo: o projeto político pedagógico como mediador dessa relação. Revista De Psicologia, 7(1), 73–80. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3674

Número

Sección

Artigos