O Sociodrama como método de captação das Representações Sociais / The Sociodrama as a method of capturing social representations
DOI:
https://doi.org/10.36517/revpsiufc.11.1.2020.16Resumen
As representações sociais se referem a um conjunto de conceitos, ideias e explicações sobre o mundo e o contexto em que se vive. Além disso, possui por função tornar familiar o que era desconhecido. Para captar as representações sociais pode se fazer o uso do sociodrama, pois este compreende que o sujeito atravessa e é atravessado por relações e ainda possibilita ferramentas para se trabalhar estas relações intergrupais. Deste modo, este artigo pretende, por meio de uma experiência sociodramática com 15 adolescentes de um projeto social refletir acerca da possibilidade de seu uso para a captação de representações sociais. Para isso, se fez uso da pesquisa ativa, tendo por modalidade o relato de experiência e abordagem qualitativa. As ferramentas utilizadas foram: dramatização, teatralização, fantasia guiada, vinhetas e jogos. A partir do sociodrama com esses adolescentes os processos de ancoragem e objetificação das representações foram evidenciados, sendo possível identificar as informações sobre os objetos; caracterizar as atitudes favoráveis ou desfavoráveis diante das cenas; além disso, por meio das esculturas, concretizações e dramatizações ficaram evidentes as imagens que constituem uma representação social e esta, por sua vez, pode contribuir na clarificação dos papéis conservados e ressignificação de cenas.
Descargas
Citas
Bustos, D. M. (1992). Novos rumos em psicodrama. São Paulo: Atica.
Jodelet, D. (1989). Les representationes sociales. Paris: Press Universitaires de France.
Kellerman, P. F. (1998). Sociodrama. Revista Brasileira de Psicodrama, 6
(2), 51- 68.
Moscovici, S. (1981). On social representations. In J.P. Forgas (Ed.). Social Cognition - Perspectives on Everyday understanding. London: Academic Press.
Moscovici, S. (2012). A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes. (original 1961).
Nery, M. D. P., Costa, L. F., & Conceição, M. I. G. (2006). O sociodrama como método de pesquisa qualitativa. Paidéia, 16 (35), 303-316
Nery, M. P. C. (2010). Grupos e Intervenção em Conflitos. São Paulo: Ágora.
Nery, M.P. C. (2012).Sociodrama. In: Nery, M. P. C.(Org.). Intervenções grupais: O psicodrama e seu método. São Paulo: Ágora.
Rojas-Bermúdez, Jaime G. (2016) Introdução ao Psicodrama. São Paulo: Ágora..
Vala, J. (2013). Representações sociais e psicologia social do conhecimento quotidiano. In: J. Vala, & M.B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (pp. 457-502) Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Valsiner, J. (2015). Hierarquias de signos: representação social no seu contexto dinâmico. In: Jesuíno, J. C.; Mendes, F. M. M.; Lopes, M. J. (Org.). As representações sociais nas sociedades em mudança. Petrópolis: Vozes.